segunda-feira, 31 de março de 2008

Reunião Quarta-Feira



Tudo Pronto. Aulas quase vazias. Apenas o cheiro e as cores da grama sintética dominam no imaginário do corredor de comunicação da UFPE. Próximo sábado MAA, VTU, ETC, BAU, PDF e RYU darão início a mais uma Copa Paulo Francis.

Assim gostaria de lembrar a todos: vamos fechar a cota essa semana – para os retardatários – e que nessa quarta-feira faremos uma última reunião para acertar detalhes do jogo de abertura e saber dos calouros qual será o local da Festa.

Craques do Futebol e do Jornalismo mundial já confirmaram presença. A Rede hoteleira do estado chega a 99,999%. Cogita-se até uma possível vinda do Papa e do Rei Pelé.
É importante que pelo menos um representante de cada equipe possa comparecer quarta-feira, a tarde, no corredor, para deixarmos tudo na marca no penâlti.
Convoquem suas torcidas, convidem seus padrinhos e vamos ao jogo.

sábado, 29 de março de 2008

Personagem


Nome: José Júnior


Equipe: MAA


Posição: Atacante


Tipo de Jogo: Argentino - algo como Riquelme com Messi e Di Stéfano


História: Já foi expulso, fez gols e já bebeu. Não necessariamente nessa mesma ordem


Jogada principal: Aparecer na hora certa


Expectativas: Tomar mais cervejas


Frase preferida: "Putaqueopariu! Passa a bola!"

sexta-feira, 28 de março de 2008

Personagem


Nome: Wagner Sarmento


Apelido: Fenômeno


Equipe: MAA


Posição: Atacante


Tipo de Jogo: Futebol de Ronaldo Nazário de Lima, marra de Romário e beleza de David Beckham


História: Começou em 2003 e, desde cedo, deu sinais de que despontava para ser o Maior Artilheiro da História da CPF


Jogada principal: Fazer gols


Expectativas: Alcançar a marca dos 50 gols em Copas Paulo Francis


Frase marcante: Quando eu nasci, papai do céu apontou pra mim e disse: "Esse é o cara".

Personagem


Nome: David Diniz

Equipe: MAA

Posição: Joga em qualquer parte do campo

Tipo de jogo: Arrancada de Kaká, drible de Messi, visão de jogo de Fabregas, marra de Cristiano Ronaldo e força de Júlio Baptista

História: Começou em 2003, ainda tímido, e chegou a amargar a reserva em alguns jogos. Mas com o tempo consolidou sua titularidade e mostrou ser dos maiores guerreiros que a CPF já viu

Jogada principal: Desviar, fortuitamente, chutes de longa distância

Expectativas: Sagrar-se o maior jogador de Camaragibe na história do futebol mundial

Frase marcante: Chupa que é de uva

W50: a história é agora

A uma semana do início da Copa Paulo Francis e após o lançamento oficial da campanha W50, publico, logo abaixo, a carta sobre a marca que espero quebrar. Agradeço ao apoio da direção.

____


Parece que foi ontem. Eu, menino, debutava nos gramados desta que é a mais importante competição futebolístico-acadêmica do universo: 18 anos e sonhos infinitos. Um reles calouro. Um craque adormecido. Uma estréia frustrante. Derrota de 7 a 0 para o MSN - time que seria campeão naquele 2003. Desconfiança. Dúvida. Incerteza. Palavras desfeitas na rodada seguinte, em duelo contra a PIA. O garoto Wagner calou os críticos com três gols e plantou a semente de uma história singular: nascia ali o maior artilheiro que a Copa Paulo Francis conheceu.

Gol a gol, "o gênio da grande área da grama sintética", segundo Cruyff, fincou seu nome no degrau maior da flâmula esportiva universitária. Em cinco edições do torneio, 46 tentos anotados. Uma marca nunca dantes alcançada e que dificilmente o será. E, mesmo que alguém consiga reproduzir esse feito, Voltaire explica que "o primeiro homem que marcou 46 gols na Paulo Francis foi um gênio e o segundo, um idiota". Drummond completa: "Difícil não é fazer 46 gols como Wagner. Difícil é fazer um gol como Wagner". Polêmico de fazer jus ao jornalista que emprestou seu nome à competição, o atacante recebeu elogios nada tímidos de Faustão no arquivo confidencial. "Porra, meu! Olha essa fera aí! Mais do que nunca, tanto no pessoal quanto no profissional, uma grande figura humana, um exemplo de jogador, uma personalidade única. Ô, loco, meu".

Ao longo desses quase seis anos de Paulo Francis, tive alegrias e tristezas. Mas, decerto, sorri mais que chorei. E o importante é que emoções eu vivi. Todas em conseqüência de um amor incondicional pelas cores que abracei. O MAA é minha bandeira. Na fusão com o VTU, que originou o UAL, a alma permaneceu movida a álcool, intocável à mistura que, embora selada com irmãos etílicos, se mostrou heterogênea. O MAA sobreviveu. Em 2007, combalido por mudanças que julguei maléficas para a CPF, desisti de jogar. Minha palavra só não foi mais forte que a paixão pelo MAA e pelo futebol. Não poderia eu abandonar meus companheiros. Não poderia eu quebrar meu pacto com o gol antes da aposentadoria natural, que só viria no ano seguinte. Voltei aos gramados para o delírio do grande público e o desalento dos goleiros. Fuzilei os calouros e ajudei meu time a conquistar o bronze.

Agora, é chegado o momento mais difícil. Hora de dizer adeus e deixar órfãos os aficcionados por futebol. E, para uma despedida à altura, um recorde me espera para ser quebrado. Pela primeira vez, um jogador vai atingir os 50 gols em Paulo Francis. Faltam apenas quatro para o sonho se vestir de realidade. Os quilinhos a mais prometem ser um empecilho para um craque acostumado a voar na banheira, mas quem sabe não desaprende. Não à toa Wagner é o único que balançou a rede de todas as equipes que jogaram ou jogam a CPF - IMP, MSN, OBC, PIA, VTU, ETC e PDF. A busca pelo gol número 50 é minha maior motivação na última Paulo Francis que disputo. Quero honrar, até o apito final da partida derradeira, a camisa do MAA e os colegas que tanto contribuíram para minha vindoura proeza. Depois, é sair do campo para entrar na história.

Wagner Sarmento

Tabela CPF 2008



Aí está a Tabela da CPF 2008. Como tradição a equipe mais antiga recebe os Calouros. Wagner fará uma apresentação multimídia aos novatos mostrando-lhes o que de melhor aconteceu nos primeiros cinco anos. Na sequência enfrentam-se o nono e o terceiro e para fechar o sétimo e o quinto.

Fiquem atentos pois algumas modificações poderão ocorrer durante a competição, caso a Organização do torneio achar necessário.


05/04 - Abertura da Copa Paulo Francis/ 1ª Rodada/ Festa de Lançamento

Jogo 1 - MAA x RYU
Jogo 2 - VTU x PDF
Jogo 3 - ETC x BAU

12/04 - 2ª Rodada

ETC x RYU
MAA x PDF
VTUx BAU


19/04 - Feriado: Tiradentes

26/04 -
3ª Rodada/ Prazo Final para Pagamento da Premiação

VTU x RYU
BAU x PDF
MAA x ETC

03/05 - Feriado: Dia do Trabalhador

10/05 - 4ª Rodada

PDF x RYU
MAA x BAU
VTU x ETC


17/05 - 5ª Rodada

BAU x RYU
ETC x PDF
MAA x VTU


24/05 - Feriado Corpus Christi

31/05 - Grande Final/ Festa de Encerramento

Terceiro Lugar
Jogo Feminino -Patrícia Poeta
Final

segunda-feira, 24 de março de 2008


Nome: Rafael Gordito

Equipe: ETC

Posição: Cão de Guarda

Tipo de Jogo: Passe de Sandro Goiano - Raça de Materrazzi

História: Entrou na CPF em 2005 - ano passado assumiu a Secretaria de Comunicação e esse ano assume o Cargo de presidente para o Biênio 2008-2009.

Jogada principal: Ataque à Jugular.

Expectativas: Com o final do mandato pretende ir para a Argentina, onde recebeu propostas para comandar o Boca Juniors. Dentro de Campo pode superar o lendário Zé Tesoura e bater o recorde de expulsões numa mesma temporada.





Nome do Jogador: Philipe Fifah

Equipe: ETC

Posição: Cartola

Tipo de Jogo: Zizu - Zetti

História: Entrou na CPF em 2005 - no ano seguinte foi indicado para coordenador geral. 2006 assumiu a secretária executiva onde mantém-se até o momento. Goleiro menos vazado em 2006 - campeão em 2007.


Expectativas: Espero com o final da CPF 2008 possa comprar minha Pajero modelo LX2, além de uma nova casa nas Bahamas para minha Mãe. Quem sabe o encerramento da CPF 2008 poderia ser lá mesmo - A mansão Paulo Francis.

Frase Marcante: Marca esse Fdp Pqp.




Nome do Jogador: Felipe Farofa

Equipe: VTU


Posição: Ponta- suas jogadas mais conhecidas são o Duplo Twist Gramado e tiros de meta " foi mal".

Tipo de Jogo: Ronaldinho – Daiane dos Santos

História: Começou na CPF em 2004 sendo vice- presidente no biênio 2005-2006. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Assuntos Estratégicos. Levou o VTU ao vice - campeonato em 2006.


Expectativas: Com a ausência de Danilo espera-se que o VTU venha ganhar na concisão e no passe de bola. Como motivação - o “Vamo Tomar Uma” tem em seu banco de reservas a massagista Slova que promete aliviar as dores e festejar os arremates.

Frase Marcante: VTU

quinta-feira, 20 de março de 2008

Reta Final

Após a posse dos dois novos secretários da CPF informamos que vence no próximo dia 24 o prazo para entrega da segunda parcela (70,00) à executiva da Copa Paulo Francis. Os times devem retomar as mobilizações financeiras para - não só garantir os jogos - como a festa de abertura onde serão distribuídos o melhor do whisky e chaveiros da campanha W50.
Com o sucesso internacional da competição, a Panini entrou em contato conosco para firmar mais uma parceria. Precisamos que as equipes mandem fotos de seus integrantes para a confecção do álbum Paulo Francis 2008 ( pode até ser de orkut mesmo).
Do mais é isso.
Copa Paulo Francis -uma razão para viver

sábado, 15 de março de 2008

Carta de Posse

“A primeira vez eu nunca esquecerei”, costumam falar as Marias Desvirginadas do Brasil. Tive o prazer de utilizar tal frase quase um ano atrás em homenagem aos meus pés, ex-possuidores de uma fina camada típica de quem foi um mimadinho da mamãe, logo após os mesmos terem sido puramente desvirginados pela perfeita grama cheirosa da Copa Paulo Francis. A partir daquele dia, descobri que o espírito peladeiro estava embutido em meu peito desde bebê, mas que a extensão do meu futebol infelizmente tinha sido coberta pela fina camada do mimo de uma mamãe preocupada. Hoje em dia, posso dizer que tenho a casca grossa de um verdadeiro peladeiro jornalista, o qual em qualquer redação, diante de uma escassez de objeto futebolístico, seria capaz de amassar sua própria reportagem para criar uma bola estilo “Chávez” de pelada e driblar à vontade qualquer diretor de jornal ditador que se pusesse a sua frente. Tenho a casca grossa de um peladeiro de asfalto quente e de areia fofa. Tenho a casca grossa de orgulhosamente (e talvez sem qualquer merecimento tangível) liderar uma das melhores equipes de calouros da CPF; e cito os integrantes: Gustavo Maromba, Princesa Sara, Luiz Zambeta, Rafa Rafael, Dedé, Chico Butico e Paulo Papagaio, que em apenas um ano de Paulo Francis acertou contrato com o Ministério de Esportes Canadense para fornecer aulas de futebol arte aos Petit Players do Montreal Mirim Team a partir do final de Março de 2008. Agradeço a todos vocês, que tornaram a minha primeira vez inesquecível frente a uma goleada em cima do PIA, campeão da Copa Paulo Francis 2006.

Deixando agora um pouco desse discurso melodramático e utópico de lado, embora seja a emoção e a ansiedade da Copa Paulo Francis que desperte tais espíritos em mim, venho agradecer à comissão e torcida da Copa. Agradeço, em primeiro lugar, por ter sido apelidado de Cazuza. Pensei em vários nomes de guerra, inclusive Edgol (o que seria um plágio descarado de Robgol – ex-tricolor pernambucano), mas Cazuza, embora eu saiba que a imagem tida por todos quando me vêem é do ídolo nacional já em estado terminal, foi um nome que realmente veio a calhar. Em segundo lugar, agradeço a torcida feminina por ter me escolhido como Muso 2007, talvez o primeiro muso magricela da copa.E por último, agradeço a comissão organizadora por ter indicado meu nome para coordenar a recém criada pasta de Ações a Longo Prazo. E esse é o verdadeiro objetivo da minha escrita nesse momento: agradecer a entrada na comissão e prometer um esforço extremo para tornar a Copa Paulo Francis cada vez melhor com minha pequena ajuda. Agradeço especialmente a Fifah e ao Gordinho por terem feito tal convite irrecusável pessoalmente. Cumprirei meu dever frente a esse evento de porte indescritível.

Para a CPF 2008 desejo jogos com justiça e beleza, um time de calouros que não consiga quebrar o recorde dos calouros 2007 e uma melhor campanha para o PDF. Desejo uma Copa jamais vista que faça desvaler qualquer frase do tipo “A primeira vez eu nunca esquecerei”, pois cada jogo, cada gol e cada drible da Copa Paulo Francis 2008 deverá acontecer com a certeza de que jamais serão apagados de nossa mente.

COPA PAULO FRANCIS, SOU 100% VOCÊ!!!!





Eduardo Cazuza
Coordenador de Ações a Longo Prazo

quarta-feira, 12 de março de 2008

W50 – A História já reservou o seu lugar



“O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé”. A frase do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade é emblemática quanto à importância do número versus o valor da arte. Quantos poetas anônimos já não divagaram em pensamentos silenciosos ao apreciar os passes, os dribles, os gols do atacante do MAA. São cinco anos de história. Cinco anos de memoráveis recordações para todos que, um dia, já estiveram presentes aos jogos dos “primeiros calouros”. Um time que até hoje nunca foi campeão. Mas, graça aos Deuses da Bola, nem só os primeiros recebem o dom da imortalidade.


Puskas, Cruyff, Ademir da Guia, Zico e tantos outros que são reverenciados sem jamais terem atingido uma marca considerada pelo Guinness, nem ganho uma Copa Paulo Francis. Ao se despedir dos gramados, Wagner Sarmento entrará, indubitavelmente, para esse seleto grupo de craques. Pessoas capazes de jogadas geniais. Talentos indiscutíveis. Adultos na arte, crianças na relação com a bola.


Como diria a sabedoria popular, ao invés de chorarmos o adeus, celebremos o acontecido. Então, obrigado Wagner pelas memoráveis jogadas. Obrigado pelos dribles que encheram nossos olhos de esperança de que o futebol do nosso rei ainda estava vivo no nordeste brasileiro. E obrigado, claro, pelos quase 50 gols, que se eternizarão na história da Copa Paulo Francis.


Allez-y, mon camarade!




JB

terça-feira, 11 de março de 2008

Carta de Posse do Secretário de Comunicação



Quando recebi o convite para assumir o comando da Secretaria de Comunicação de tão prestigiosa instituição como é a Copa Paulo Francis, confesso, os olhos marejaram. Lembrei do meu primeiro dia nos corredores do CAC, lembrei da visita que os veteranos fizeram à nossa sala, nos informando de tão importante torneio, assim como da necessidade de se estabelecer uma sigla para denominar a turma, três letras que nos acompanhariam até o fim do curso, VTU.

Lembrei também da primeira rodada, quando enfrentamos o MSN, vimos o OBC jogar, equipes que hoje vivem no campo da mitologia da CPF, assim como as jogadas de Bita, Tará e Traçaia residem apenas na memória dos mais antigos fãs do futebol pernambucano. Naquele dia, após uma estréia malsucedida, alguns de nós tomaram vodka em vez de água por ausência do líquido incolor, insípido e inodoro, vejam só...

Em meio a esse turbilhão de recordações, me surgiu uma dúvida: haveria modos de expressar a importância que é, não só participar da CPF, mas ser membro de sua junta diretora? Nos dias que se seguiram, eu tentei. Fiz alguns rascunhos, mas nada era suficiente.

Foi então que percebi que meus esforços eram desnecessários. As palavras que buscava já haviam sido pronunciadas. Não por mim, mas pelo ídolo futebolístico máximo de nossa geração. Falo de Romário? De Dunga? De Túlio Maravilha? De Cícero Ramalho? Claro que não.

“Tive uma carreira vitoriosa. Fiz muitos gols, ganhei algumas Copas, joguei com craques como Beranco, Cícero, Pardilla, entre tantos. Enfrentei alguns dos melhores jogadores da História, como Galfano, Capitale, Koppers...mas, se tenho alguma frustração na carreira? Sim, tenho. Nunca joguei uma Copa Paulo Francis” (Allejo)

Depois dessa, me despeço com um simples obrigado, na falta de outros termos na língua portuguesa que expressem o orgulho por tamanha honraria que me foi concedida. Desde já, me coloco à disposição para contatos, sugestões, críticas e idéias para uma gestão digna da responsabilidade que o cargo exige.


Karlos Felipe/VTU

karlos.felipe@bol.com.br

PS - O VTU cumpre com suas obrigações financeiras. Os recursos estão sendo angariados e entregues até sexta, no máximo.



segunda-feira, 10 de março de 2008

Patrícia Poeta

A temperatura começa a esquentar!

Como prometido no ano passado esse ano a Paulo Francis pode ter mais uma novidade. A tão sonhada Copa Patrícia Poeta – colírio para os olhos em fadiga de nossos atletas - pode contar pela primeira vez com quatro equipes.

O formato foi proposto pela recém-criada cúpula da Patrícia Poeta, na ambição de nos deleitar com um futebol envolvente e apaixonante.


As calouras já se prontificam a jogar. As Bauzetes, ano passado, literalmente, desfilaram em campo, mostrando-se capazes de desbancar o próprio time masculino. As Pedeefes então junto com o time dos garotos, na Granja Nossa Senhora de Sarah, para garantir o entrosamento. A dúvida segue se o ETC Girl e as VTUzetes formaram um combinado, ou cada qual colocará a amizade de lados em nome das cores de sua equipes. Cogita-se ainda numa possível participação das Meninas do MAA. Nada ainda foi confirmado pelos vovôs da CPF.

Para esse evento que promete causar um verdadeiro congestionamento em estradas, avenidas, portos e aeroportos de toda América Latina precisaremos de um dia adicional de competição. Porém, antes, precisamos que representantes de todas as equipes confirmem o desejo das atletas em jogar.


Torcemos para que tudo dê certo e façamos ( mais uma vez) uma festa para marcar história e estórias. O Futebol, a arte, o bom divertimento e a nossa felicidade agradecem.



quinta-feira, 6 de março de 2008

Expectativas

Não tem ano olímpico, eleitoral, nem guerra na América Latina que suspenda mais uma edição da Copa Paulo Francis. Até Fidel renunciou para poder assistir os jogos do seu ex-pupilo, Joseff ao vivo. Hillary y Obama estão loucos para terminar a campanha dos democratas para poder concentrar-se na CPF. A Internacionalmente relevante Copa Paulo Francis, que conta com uma média de 40 jornalistas por rodada, promete em mais uma edição. Pela primeira vez podemos ter uma equipe assumindo o padrão rosa, o suposto time do ELA dos calouros. A briga do bi-campeonato do ETC, a equipe dos cartolas Fifa e Gordinho, com a promessa de artilharia de Marcílio, el toro. O BAU tenta mais um vez liderado por João Guilherme, the ghost, fazer alguma graça no torneio. O melhor time de calouros da história da Paulo Francis, o PDF tentará fazer o que prometeu e não fez na sua estréia, chegar a final. A lenda do W50 motiva o time do MAA. E o VTU joga com a experiência do polêmico Farofa para almejar as finais. Enfim, muitas emoções.

Início dos Trabalhos

Em reunião na última quarta-feira (5 de março), a Diretoria da Copa Paulo Francis e os representantes das equipes começaram a traçar as diretrizes do torneio deste ano. O compromisso da diretoria é promover as mudanças necessárias de forma harmônica e equilibrada, com o apoio de todas as equipes e em consonância com os Membros do Conselho da CPF, visando engrandecer ainda mais esta nobre competição.

Primeiramente, vamos ao calendário:


10/03 - Prazo Final para pagamento da Primeira Parcela

24/03 - Prazo Final para pagamento da Segunda Parcela

05/04 - Abertura da Copa Paulo Francis/ 1ª Rodada/ Festa de Lançamento

12/04 - 2ª Rodada

19/04 - Feriado: Tiradentes
26/04 - 3ª Rodada/ Prazo Final para Pagamento da Premiação

03/05 - Feriado: Dia do Trabalhador

10/05 - 4ª Rodada

17/05 - 5ª Rodada

24/05 - Feriado Corpus Christi

31/05 - Grande Final/ Festa de Encerramento


As novidades para a CPF deste ano começam fora de campo. A diretoria, em um esforço digno daqueles que honram e se empenham em torno da Copa, conseguiu adquirir uma caixa de som de grande potência e, em virtude desta nova aquisição, todos os jogos deste ano terão narração in loquo e ao vivo. Outra inovação é a mudança do ‘Troféu Chiliquenta’, que a partir deste ano passa a chamar-se ‘Troféu Guilherme Gatis’, em tributo aos inúmeros faniquitos e ataques histéricos proferidos por este atleta que se despediu da CPF em 2007.
Os homenageados deste ano serão a Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Wilma Morais, e o radialista pernambucano Mário Júnior.
Dentro de campo, a Comissão Executiva da Copa Paulo Francis tomou uma decisão que pretende otimizar o espetáculo: o limite de espera por uma equipe será de 10 (dez) minutos, após esse tempo a equipe faltosa – ou retardada – perderá por W.O. Em relação à arbitragem, os ex-alunos, aqueles que em áureos tempos prestaram grandes serviços à CPF, serão solenemente convidados para apitar as partidas.


Como último ponto desta primeira reunião, ficou acertado o lançamento da campanha W50, em que a nossa eterna rainha, Wagner Fenômeno, encampa a árdua batalha em busca dos 50 gols. Assim como o ex-craque da seleção brasileira, Ronaldo Nazário, a nossa majestade luta contra a desconfiança e os olhares de repreensão de uma maioria de invejosos e vai em busca da alegria e de seus sonhos. Wagner, a CPF está ao teu lado.

Em breve o nosso ex-presidente, JB, direto da França, irá lançar esta empreitada. W50: quem tiver olhos, verá.
E que comece o espetáculo

Rafael Montenegro
Presidente