quinta-feira, 30 de abril de 2009

PERFIL



Nome: Peterson Mayrink

Apelido: "Xerife" Peter

Time: Ryu

Posição: onde o time deixa lacunas - no campo todo.

Histórico: depois de uma participação apagada na edição 2008 da copa, Peterson resolveu mostrar a que veio. Com a vida afetiva em ebulição, deixou de lado o fato de estar doente, em um time com um jogador a menos e formado por gordinhos de geriatria precoce, correu o campo inteiro, dando o coração ao time e o amor à musa. Merecidamente ganhou a alcunha de "Xerife Peter".


Expectativas: casamento e título da Paulo Francis.

Frase: "Smack"

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Análise da rodada




São Pedro ajudou. E teve início a VII Copa Paulo Francis


Pouco a Pouco os jogadorese as torcidas foram se encaminhando para – Academia do Gol/ Boa Viagem. Como um primeiro encontro as coisas foram entrando devagar. Uns olhares daqui, uns comentários acolá. Todos procurando garantir o melhor lugar para assitir os embates daquele 25 de Abril. E aquela dúvida, será que esses calouros jogam bola? Ainda fazem parte daquelas gerações ociosas que passavam quarto, cinco ou até sete meses de férias devorando livros e destruindo seus fígados? E, principalmente, - Moça! a cerveja tá gelada?

Os calouros chegaram cedo (todos acreditavam que já pra organizar a festa, decepção!!) e, infelizmente também decepcionaram no quesito padrão, tendo que usar os mesmos coletes laranjas que um dia a PIA resolveu usar. Notou-se até a semelhança física-comportamental e futebolística entre o jovem banheirista do RUN com o ídolo do extinto escrete sukita.


A rodada além de tudo deu um gostinho do que ainda está por vir. Na próxima rodada com festa dobrada promovida pelo RUN (que caso não aconteça acarretará na perda de três pontos a menos na classificação geral) e com o lançamento do sistema de som, proporcionando a locução e comentários, ao vivo, tudo promete balançar e o delírio essurdecedor da torcida será eccoado por todo o universo.



Os jogos foram históricos onde reluziu mais a raça do que o futebol de verdade. Ausências como Hugocana Casagrande (VTU); Rambo (RYU); Marcílio Coração de Leão (ETC); Rossef Louis (ETC); Cazuza (PDF) além das falsas promessas como o retorno de Ronaldão ( BAU) e de Bernardo ( VTU) decepcionaram alguns fãs.

Breve Resumo da Rodada:

VTU 1 x 3 RUN

Acometidos pela osteoporose e pela cirrose precoces o VTU sentiu a falta de seu meio de Campo João Chitãozinho de Lucas. Desorganizado - terminou sendo carimbado pelo time dos feras. Os garotos diferentemente vinham se preparando desde o primeiro ano científico para disputar a competição. “Essas novas mudanças no sistema de vestibulares já apontam a mudança explosiva que a Copa Paulo Francis em tão pouco tempo fez. Quem hoje pensa em cursar jornalismo na UFPE tem que começar desde ce

do a preparação que para as dificuldades e na glória de uma Cop

a Paulo Francis”, afirmaram.


Verdade é que o VTU tomou no RUN

Destaque: Diogo Max, depois de 5 anos afastado dos gramados, o centroavante voltou trazendo duas garrafas de vodka e ajudou o time antes, durante de depois da partida.

Arbitragem

João Alenca

r (MAA) - Conselheiro da Copa Paulo Francis

Caio Sonic ( ETC)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ETC 2 x RYU 1

Os dois times repletos de ausências, sendo que o RYU ainda por cima com um jogador a menos durante 22 minutos. Apesar da ausência explicada, o jogo bom no começo, mas após os 3 minutos, com o desgate físico de japoneses e Soviét

icos o jeito foi colocar o coração

na ponta da chuteira e ir em frente. Pelo RYU a dupl

a Moura e Ferrugem lembrava tabelas de Bebeto e Romário – via 94.


Pelo ETC, Caio Sonic abria es

paços para os outros da equipe que faziam investidas perigosas.

Com boas defesas o jogo parecia encaminhar para o empare mas com a chegada de Peron o ETC ganhou em folêgo e conseguiu a virada.

Destaques: Rafael Cientista (ETC) – Eficiente na marcação e demonstrou ainda que possa ser mais uma boa opção para guardar a baliza dos vermelhos.

Davi (RYU) Outro que na ausência de Mateus Rambo defendeu bem o patrimônio e p

or muito pouco conseguiu evitar a pisa


Arbitragem: Danilo B

aiano ( VTU)

Princesa Sarah ( PDF)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


BAU 3 x PDF 6







O jogo mais

emocionante ficou entre BAU e PDF. Rivalidades pessoais a parte, o PDF saiu vencedor. O BAU sofreu mais uma vez com a ausência de seu maior ídolo João Guilerme Ronaldão que está participando do processo de seleçãopara ser o novo parceiro de Roberto Justus. O PDF - mesmo sem Cazuza - aproveitou.Também, com Breno no gol ficou mais fácil que fazer caipirinha. Aj foi colocado pra dançar.


Destaques: O BAU apresentou um novo reforço. O Rivaldo da CPF que já está disputando o troféu revelação 2009. Pelo PDF O gol de Sotero foi o mais bonito encubrindo o novo arqueiro BAU.




Arbitragem:

Caio Sonic ( ETC)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Escolhas da Primeira Rodada


Bola Cheia: RYU – Apresentação do Kimono cinza.


Bola Murcha: Além da Festa e do sistema de som ausentes algumas cervejas ainda não estavam totalmente geladas.


Melhor Torcida: PDF


Frase da Rodada: " Eu só jogo no Bright" - Farofa



Capa Placar

Comentários da Copa Paulo Francis

A primeira rodada apresenta um petisco do que será a Copa Paulo Francis em 2009. Poderia citar apenas uma surpresa. A vitória do RUN não estava na mira dos apostadores. Nada a favor do VTU, mas pela tradição de péssimas estréias na Copa. Para quem nunca jogou não sabe os atalhos para chegar a uma final e ser campeão. É preciso experiência para chegar lá (por isso nenhum time calouro, a não ser na primeira edição, venceu) e é preciso futebol para fazer bonito (por isso o VTU também nunca chegou lá).


Na partida entre o ETC e o RYU, foi perceptível a evolução dos seguidores de Street Fighter. Por pouco não empataram com o único participante desta edição que já venceu a Paulo Francis, os rubros do ETC. Sem Lucas, Luís, Marcílio e com Perón chegando no fim da partida, o ETC garantiu os pontos, mas sem uma bela apresentação. O RYU, diante do ETC desfalcado, perdeu uma boa oportunidade de faturar os primeiros pontos, mas se seguir evoluindo pode chegar à final.


O PDF mostrou mais uma vez consistência, bateu os sempre batíveis do BAU sem dó. A primeira goleada da CPF 2009. Vencer o BAU não mede ainda a fase da equipe. Mas o time demonstrou que não tropeçará facilmente. Parece mesmo que o grande teste será diante do ETC, na terceira rodada.


Enfim, uma boa copa para todos. Numa das edições mais equilibradas da história, com um time muito experiente, um time calouro que começou vencendo, um campeão, um que começou avassalador. Esta é a Copa Paulo Francis.

Fotos da primeira rodada da CPF 2009


"Na alegria e na tristeza, na vitória e na derrota, até que a morte nos separe" - Farofa e Henrique após derrota para os calouros


Galera, demorou mas tão aê as fotos da primeira rodada tiradas por mim. Faltam ainda as de Bella. Se alguém puder postar várias fotos aqui, massa. Só tive tempo de postar esta aí de cima. Cliquem AQUI para ver as demais:
.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Começa a briga pela artilharia

A primeira rodada da edição 2009 da Copa Paulo Francis começou com muitos gols. Dezesseis no total.

E os artilheiros são:

2 gols: Eduardo (RUN), Luiz (PDF), Princesa Sarah (PDF).

1 gol: Karlos (VTU), Thiago (RUN), Sonic (ETC), Peron (ETC), R9 Moura (RYU)
Rafael (PDF), Boneco de Olinda (BAU), Túlio (BAU), Fábio (BAU).

P.S.: Boneco de Olinda também fez um gol contra.

Ryu começa bem, mas pra variar...

Tinhamos tudo para começar perdendo: perdemos. Mas esta simples constatação não serviria para nada que não fosse mascarar o que realmente aconteceu.
Com um jogador a menos em todo o primeiro tempo e quase metade do segundo, os cinzentos conseguiram um resultado que pode ser considerado um avanço. No ano passado, o ETC passou uma rasteira de 3x1 em cima do Ryu, mas esse ano o quadro começa a mudar de cor e a derrota foi por apenas um gol de diferença.

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa.

Em um primeiro tempo disputado, o escrete cinzento começou pressionando o adversário e aos 5 minutos de jogo veio a recompensa: o artilheiro R9, também conhecido como Ronalducho, numa bela jogada, deu um toque sutil na saída do goleiro, que escorregou no gramado e aceitou um frangaço digno do Bola Murcha.
A partir daí, a idade começou a pesar e os vovôs da PF já não eram os mesmo dos primeiros minutos. Estou falando dos gordinhos idosos do terceiro período. Pra variar, após 10 minutos de jogo, o Ryu já não aguentava mais nada. E no último segundo do primeiro tempo Sonic numa jogada de sorte, chutou de fora da área e fez um golzinho.
No segundo tempo a situação mudou. O Ryu que estava cansado, se entregou completamente. Nem a entrada do jogador surpresa Aarão SIRI foi suficiente para reanimar os ex-calouros que sucumbiram com o gol do argentino Peron.
Placar final: ETC 2 x 1 RYU.

Destaque da partida: Cherifão Peterson.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Futebol Poesia ou um Estupro no Lemon

Em 1970, depois de assistir à Itália sucumbir por 4 a 1 diante do Brasil na final da Copa do México, o cineasta Paolo Pasolini declarou que havia equipes que jogam em prosa, e outras, em poesia. O futebol em prosa é argumentativo, coeso, narrativo. O arqueiro sai jogando com os laterais, volantes, depois com os meias, que cruzam para a conclusão do argumento, o gol, pelo atacante. O futebol em poesia é descritivo, sugestivo, joga pelos meios e não pelos fins – embora também os alcance.

O PDF pratica esse futebol em extinção. Em referência ao escrete holandês comandado por Johan Cruyff, em 1974, alguns cunharam a equipe de “o Limão Mecânico”. Outros chamam de futebol-psicodélico a modalidade jogada pelo time. A verdade é que há pouco de previsível na dinâmica do PDF, a começar pela escalação do time, que entrou sem seu capitão Eduardo Cazuza (enquanto a partida acontecia, o jogador encenava um espetáculo, no Teatro Hermilo Borba Filho, trajando, por debaixo do figurino, um uniforme do PDF). Em seu lugar, mais um atacante: Chico. Os jogadores se revezaram em suas posições, formando um carrossel fantástico, envolvente e sedutor. Durante os 25 minutos de partida, o PDF justificou o fato de ter sido apontado como o favorito para a conquista do caneco em 2009.

Não demorou para as redes do BAU estufarem, à cobrança de falta de Anderson, que desviou no defensor e entrou. O segundo gol veio logo em seguida. Pedro Paulo arrancou em contra-ataque, abriu na direita para Luiz, que só teve o trabalho de empurrar para dentro das redes de Nilton AJ. Os amarelos ainda diminuíram no primeiro tempo, com um despretensioso chute do meio de campo. De tão inofensivo, o chute entrou. O comentário nas mesas redondas pós-jogo foi que o goleiro Gustavo Taipa permitiu a pelota entrar, em protesto à atuação do goleiro Eduardo, do Náutico, que protagonizou lance similar no jogo contra o Criciúma, pela Copa do Brasil. Protesto feito.

A equipe voltou mudada para o segundo tempo. Rafael para o lugar de Chico prometia um PDF ainda mais ofensivo. Num dos primeiros lances, Luiz marcou talvez o mais belo gol da rodada. O meia passou a perna por cima da bola, fintando o adversário, e, à risca de cal do meio de campo, disparou a bola, que só pararia quando abraçada pela rede do ângulo direito do goleiro. “Luiz parece jogar de terno e gravata, tamanha a elegância”, comentou alguém na torcida. Uma cueca samba-canção, porém, lhe bastou para fazer o estrago. Daí em diante, distribuiu passes, cadenciou o jogo.

Foi o momento em que começou a brilhar a estrela de Anderson, o craque do time, que ainda teve tempo de marcar dois gols. Pelo menos um deles entra para o rol dos mais bonitos tentos da história da Copa Paulo Francis. Após receber o passe de Rafael, Anderson, num lampejo ao estilo Ronaldo Fenômeno, só precisou da sutileza de um toque para encobrir o goleiro Breno. Estava aberta a porteira. O BAU, destroçado, aberto, remexido, vasculhado. Nada foi encontrado da orgulhosa equipe que achou que seria possível medir forças com o PDF.

Ainda houve tempo para Rafael marcar o gol que enterraria o BAU no jogo. Se alguns dizem que o gol é o orgasmo do futebol, Rafael estava lá para ilustrar que não se trata apenas do gozo. A bola custou a entrar. Foi preciso pelo menos cinco tentativas para fazê-la cruzar a linha do tabu, e para mostrar que o gol é, na verdade, um estupro, em que uma das partes obstinadamente se nega a receber, enquanto a outra se desdobra, ameaça, imobiliza, chantageia pra colocar dentro. Rafael colocou e gastou seu último tostão de oxigênio na disparada de sua comemoração.

O apito anunciou o fim do primeiro soneto que o PDF escreveu no campeonato. De um total de seis, espera-se. Que, em homenagem aos camaradas e irmãos do VTU, o próximo seja regado a uma lapada de pinga. Com limão.

RUN mostra letra oriental e vence no começo da Paulo Francis

Texto por Carlos Moraes


Coube aos calouros abrirem a Copa Paulo Francis com seu RUN. O embate seria contra os já-deviam-ter-sido, os mais que veteranos do VTU. Os jogadores do VTU foram chegando ao local do jogo e logo pediram um reforço para sua rigorosa dieta à base de cevada -"Mais uma aqui na mesa, amigão!”. Cumprimentaram os calouros do RUN e, cheios de simpatia, alertaram que no último período os RUNners também estariam cheios, porém com mais que simpatia e cabelos a menos. Um pouco de intimidação faz parte e o RUN foi lembrado das tradicionais más campanhas dos times organizados pelo primeiro período.

Entraram em campo como primeiríssima escalação do RUN: Resk, Terni, Donida, Moraes e Rafael como goleiro. Na falta de técnico ou faixa de capitão, Resk tomou para si a função de dizer aquelas palavras de encorajamento e ficou decidido quem faria o que. "Só me deixa aqui atrás”, garantiu o zagueiro Moraes, camisa 5, inspirado por muita disposição e confiança e pelo pouquíssimo fôlego.

O primeiro tento não tardou a ser marcado a favor do RUN por Donida, começando a escrever aquele que seria o nome do jogo: o seu próprio. O ótimo goleiro do RUN, Rafael, ia garantindo o placar ajudado pelo sobe-e-desce infernal de Terni entre a defesa e o ataque, e por Moraes fincado, que dificultava as tentativas dos atacantes do VTU fechando os ângulos, mas foi quase sem ângulo que, de um chute rasteiro vindo da
direita chegou o empate.

Resk servia bem o goleador Donida, Terni estava em toda parte, e o goleiro Rafael segurava o empate auxiliado por Moraes. Esperavam o apito de término do primeiro tempo para recompor o time e renovar o espírito de confiança resultante da inauguração do placar, que não podia ser abalado pelo empate do VTU.

Apitou-se o intervalo, jogo empatado em 1 X 1, Moraes, em seu retorno fisicamente despreparado aos gramados, é substituído por Mano, "antes que eu tenha que ser retirado de maca" - declarou. O RUN retorna para o segundo tempo com a alteração de Mano no lugar de Moraes.Com a entrada do aniversariante do dia, a zaga ganha mais mobilidade e não custa muito para Donida marcar mais um gol. A partir daí o VTU parece ter perdido a esperança de manter a tradição de iniciar a Copa Paulo Francis com derrota dos calouros.Perdem a esperança, mas sem perder a viagem, quando vez ou outra esquecem a bola.

Chega então, Thiago , apressado, substituindo Resk ainda no início do segundo tempo para, após cruzamento de Donida (a essa altura sem dúvida já o nome do jogo), receber no segundo pau e chutar de letra (uma letra oriental talvez, porque ninguém entendeu!), marcando o terceiro gol dos RUNners e fechar em ótimo tamanho o placar em 3 X 1 para o RUNners.

A torcida incentivou bastante sendo importantíssima, com direito a um parabéns para você para o eficiente zagueiro que completava 19 anos naquele dia. Foto do time, abraços e sorrisos - o RUN estréia bem sem medo de tradição.

Ah, e a pergunta era: o que diabos significava a sigla VTU? Alguém arriscou que seria "Vamos Tomar Uma" - provavelmente acertou!

domingo, 26 de abril de 2009

Classificação da 1ª Rodada

Após os resultados da tarde de ontem,
VTU 1 x 3 RUN
ETC 2 x 1 RYU
BAU 3 x 6 PDF
a classificação da primeira rodada da VII Copa Paulo Francis é essa:



* A direção da Copa Paulo Francis estuda penalizar a equipe RUN com a retirada dos seus três pontos em virtude da falta de compromisso em realizar a tradicional festa de abertura. Mais informações sobre o caso em breve neste blog.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Festa de Abertura da VII Copa Paulo Francis

Está definido. Após o fim da primeira rodada da VII Copa Paulo Francis, o ritual de celebração será, como de costume, organizado pelos calouros (RUN). E, também como já virou costume para esses calouros, foi uma mulher que arranjou tudo (a presença de homens de verdade nos jogos da CPF ainda é duvidosa). A festa vai ser realizada no Edifício Francisco Barreto Menezes, nº 177, na rua José Maria Miranda. Não, não é coincidência, é a mesma rua da Academia do Gol mesmo. Pelo menos no quesito distância, os calouros já ganharam alguns pontos, pois o prédio fica do outro lado da rua da sede da CPF. Mas eles querem mais, e já preparam uma homenagem aos 7 anos de CPF, com 7 grades de cerveja, 7 vodkas, 7 Pitus e 70 lindas garotas contratadas para divertir os nossos valentes guerreiros de chuteiras. A anfitriã da festa é a caloura Flávia Danielle (adiantando logo que ela já é comprometida). Quaisquer informações adicionais serão passadas pelos nossos auto-falantes durante a rodada de abertura.

Enquete Encerrada

Após protagonizar uma das reportagens mais polêmicas dos últimos anos do site GloboEsporte.com, o maior goleador da história da Copa Paulo Francis foi também eleito o maior craque que passou pelo certame da CPF com 59% dos votos em nossa enquete. Após sua aposentadoria nos gramados da competição Wagner agora divide seu tempo entre clipar todas as notícias sobre Ronaldo que são publicadas mensalmente do jornal inglês The Sun e promover a Copa Carlos Lacerda unindo todos os ex-jogadores da Paulo Francis ( uma promessa que até hoje ninguém viu acontecer).


Segundo fontes confiáveis corre o boato que o mais novo ídolo dos calouros ( isso mesmo, os calouros prometem ser o novo MAA e dizem que a marca de Wagner ficará para trás) estaria pensando em fazer um novo vestibular para estrelar seu recomeço, ou até mesmo estaria tentando lançar a Copa Arnaldo Jabor para alunos de cinema.



Enquanto isso convidamos não só Wagner mas todos os ex-jogadores a comparecerem da abertura da VII Copa Paulo Francispara beber na conta de Farofa e integrar o quadro de arbitragem coordenado por JB. Todos terão senha para a Tribuna de Honra que será retomada com Espaço VIP-VTU patrocinado pelo professor Alfredo Vizeu.

Também participaram da disputa Bruno Cruz (PIA) 25%; Dudu Maia (MSN) 7%; Diogo Lopez (IMP) e Zé Roberto ( OBC) ambos com 3%.


PS. A repercussão foi tanta que roubaram a senha de Wagner e, para os que ainda não sabem, estamos com uma nova comunidade no site de relacionamentos Orkut.Valeu parceiro.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Errata: Endereço da Academia do Gol

O endereço da Academia do Gol NÃO é Rua Henrique Capitulino, como mencionado anteriormente.

O nome correto da rua é Rua José Maria Miranda. No mais, a descrição continua sendo a mesma. Faixa da direita da Domingos Ferreira, quando passar o GGE, pega a primeira à direita, que já é a rua do local. O campo fica no fim da rua.

Para quem for de ônibus, a parada é a nº8, bem em frente ao GGE.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fernando Menezes - O homenageado da CPF

2 de julho de 1950. Ilha do Retiro. Chile x Estados Unidos. 4ª Copa do Mundo de Futebol. Ele estava lá.

6 de junho de 2009. Academia do Gol. Final da 6ª Copa Paulo Francis de Futebol-Arte. Ele estará lá.




Em 2 de julho de 1950, quando o Chile derrotou por 5 x 2 os Estados Unidos na Ilha do Retiro, na 4ª Copa do Mundo de Futebol, o garoto Fernando, com 15 anos, assistiu tudo de perto.

Em 1982, já jornalista, Fernando Menezes esteve na Espanha, acompanhando in loco a Copa em que o Brasil brilhou intensamente e foi destroçado impiedosamente por Paolo Rossi.

Hoje, no alto de suas 74 primaveras, ele é Vovô Fernando, apelido carinhoso que ganhou dos companheiros de redação do Jornal do Commercio, onde labuta há 40 anos. E o próximo grande momento do futebol que ele verá de perto será a final da VII Copa Paulo Francis de Futebol-Arte, em junho, na condição de homenageado da imprensa esportiva pernambucana, dando-nos a honra do pontapé inicial da decisão do maior torneio futebolístico que a Terra conhece.

"Sinto-me muito gratificado com a homenagem da Copa Paulo Francis e muito contente com isso", diz o boa praça Fernando Menezes, chamado carinhosamente de Vovô pelos companheiros da redação do JC. "Eu não quero ser cobrado pela justiça do país nem pelo o imposto de renda, também não quero ser denegrido, mas ser homenageado é ótimo", diz, com seu típico bom humor.

Menezes vê como importante a Copa Paulo Francis. "Tudo que você faz para congregar e para melhorar a qualidade da convivência eu apoio e acho que é importante. Praticar esportes é de importância fundamental. Acho muito interessante que se faça isso. Devia haver mais em outras universidades", diz ele, que só quando comparecer à grande final terá a exata noção da magnitude da CPF.


Apreciador do futebol sem restrições, Menezes defende as peladas. "Às vezes estou andando na praia e paro para olhar. Eu gosto de ver peladas. Aliás, eu acho que há um equívoco muito grande chamar jogo ruim de pelada. Pelada não é ruim não. Pelada é muito bom. Agora, se o peladeiro é de má qualidade técnica, aí é outra conversa."

Falando nisso, como Fernando se saía nos jogos de futebol de rua e na escola? "Eu era mediano, não era grosso, tinha uma boa noção, era atacante, mas com um defeito fundamental, chutava com um pé só, o pé direito, o outro era só para subir no ônibus. Quem não me viu não perdeu nada", afirma Vovô.

Por fim, Menezes define, para os menos experientes, aquele que emprestou o nome à Copa. "Paulo Francis, que vocês adotaram como patronos, era um jornalista de muita cultura. Uma pessoa muito culta, um crítico muito ácido e que montava seus textos em cima da ironia. Foi um sujeito importante na época da ditadura, batalhou contra ela. E era um intelectual. Fazia um pouco de tipo, era um tanto excêntrico. Mas foi uma figura muito importante."

Fernando Menezes foi convidado também para a abertura da competição, no próximo sábado. No entanto, estará viajando e, por isso, só irá na final.

Até lá então, Vovô!

Ausências e Retornos

Todos os anos craques da CPF viajam ao exterior promovendo a disseminação do futebol arte e da intocável super organização que envolve a Paulo Francis.

Esse ano não é diferente.


VTU

Comandado pelo bailarino futebol de Farofa, o vovôs da Paulo Francis jogam sua última cartada com a ausência de João Chitãzinho de Lucas, que foi para Buenos Aires auxiliar a seleção hermana após a fatídica derrota nas eliminatórias por 6x1. “ Tivemos algum problema de relacionamento com alguns jogadores que ainda precisão aprimorar alguns fundamentos como o passe e principalmnete o drible, Riquelme e Messi são alguns deles, mas tudo está correndo bem, inclusive o Maradonna” ironiza o craque da CPF em 2006. Contudo, os Vamo T uma Uma ganham o retorno de Danilo Baiano que acompanhou JB do período de Europa onde ajudaram na organização da Eurocopa, ministraram aulas de arbitragem e planejamento para alunos do leste europeu.


ETC

Pela primeira vez desfalcado em uma Paulo Francis. O Campeão de 2007 joga esse ano sem o matador-banheirista Lucas Lego que foi substituir Fred no ataque do Lyon- França. "Fico muito triste em não puder jogar essa Paulo Francis, perderei também o casamento do meu irmão, mas quando chegar quero minha medalha dourada" revelou o atleta.


BAU

Pela Primeira vez o escrete canarinho deve jogar completo, pois uma das maiores estrelas da CPF está de volta: Ronaldão. O Goleiro-rockeiro passou dois anos como comentarista esportivo ao lado de Fernando Vanush e em 2009, seguindo o exemplo do outro Ronaldo decidiu voltar aos campos. Só ainda não se sabe em que posição o ídolo do BAU irá jogar. " Comecei como goleiro, mas ando treinando na lateral esquerda também. Acho que nossa principal surpresa está no jogo aéreo pois temos jogadores altos como eu e Diogo Boneco de Olinda", dispara o marketeiro do BAU.


PDF

Os verdinhos também encontram-se reforçados para a temporada Paulo Francis 2009 com o retorno do ala direito Pedro Paulo, que volta do Canadá onde participou da abertura do primeiro estádio de futebol daquele país. “ Cada vez nota-se o interesse de universitários de vários países em torno da lendária Copa Paulo Francis. Para nós é um orgulho ser partícipe de um evento tão respeitado e glamouroso como a CPF”.


RYU

Os calouros do ano passado querem vingança de qualquer maneira e fazem mistério sobre a presença de Ferrugem que segundo alguns especialistas sofrera uma grave lesão e deve ficar de fora das primeiras rodadas." também estamos com uma arma secreta que surpreenderá a todos. O novo artilheiro da CPF fará sua estréia. Esperem"

domingo, 19 de abril de 2009

COPA PAULO FRANCIS – REGRAS E OUTRAS INFORMAÇÕES

O último dia 15, quarta-feira, foi marcado pela derradeira reunião pré-Paulo Francis. No evento foram definidas regras, ordem dos jogos, tempo por partida e algumas outras informações.

A grande novidade da edição, o time dos pupilos do primeiro período, entrará em campo com seu robe roxo, esbanjando glamour. E eles já estão mais do que prontos para perder todos os jogos e ser o saco de pancadas de cada dia.

A legislação Paulo Francis por sua vez não traz muitas novidades. Mas alguns pontos merecem destaque. São eles:

  • Cada jogo terá 40 minutos de duração, incluindo 10 minutos de aquecimento, 2 tempos de 12 minutos cada e 6 minutos de intervalo.- Durante o jogo, a bola não pode ser recuada para o goleiro por mais de uma vez por lance.
  • O tiro de meta deve ser cobrado pelo goleiro com a mão ou com o pé.
  • Faltas e escanteios poderão ser cobrados com o pé ou com a mão. Da segunda maneira, deve-se atentar para o correto posicionamento da cobrança: duas mãos na bola, bola atrás da cabeça, pés atrás da linha.
  • As cobranças de falta deverão seguir a regra do futebol que todos conhecem.
  • E o ponto mais importante do ano é a questão das expulsões. O jogador expulso não poderá mais voltar para o jogo, mas poderá ser substituído após quatro minutos.
  • As substituições só podem ser realizadas quando a bola estiver parada.

Ordem dos jogos


A ordem dos jogos, definida após um estudo matemático combinatório, será:

1º Rodada – 25/04 – Abertura
VTU x RUN - Arbitragem: PDF/RYU
ETC X RYU - Arbitragem: BAU/ RUN
BAU X PDF - Arbitragem: VTU/ ETC

------------------------------------------------------------------------------------------------
EM DECORRÊNCIA DO FERIADO DO DIA 01/05, A RODADA DO DIA 02/05 SERÁ ADIADA PARA O 09/05.
------------------------------------------------------------------------------------------------

2º Rodada – 09/05
ETC X RUN
BAU X RYU
VTU X PDF

3º Rodada – 16/05
RYU X RUN
ETC X PDF
VTU BAU

4º Rodada – 23/05
PDF X RUN
VTU RYU
ETC X BAU

5º Rodada – 30/05
BAU X RUN
PDF X RYU
VTU X ETC

6º Rodada – 06/06 – Final
CPF (Final) - ___ x ___
CPF (3º lugar) - ___ x ___
CPP (Final) - ___ x ___

- Alguns astrólogos quando questionados sobre a final da CPF foram enfáticos: “todos os times têm condições de chegar à final, mas quem vai levantar a taça é o RYU”.

Copa Patrícia Poeta 2009

A elas.
Que torcem por nós histericamente.
Que nos dão água no intervalo entre tempos.
Que jogam junto, praguejando os erros, exaltando os acertos; conformando-nos na derrota, incentivando-nos a mais vitórias.
A elas que, com o olhar e a sensibilidade característicos do gênero, captam sob lentes os nossos esforços, transformando-os em "futebol-arte".

Chegou o momento de vocês, garotas, mostrarem que futebol também é coisa de mulher. Na passarela da bola, vocês desfilarão absolutas. Não estamos interessados na beleza radiante comum a todas vocês, não. Não fizemos isso para vê-las de shortinho, nada disso. É tudo pelo futebol. Por vocês, para vocês. Vocês merecem e aqui está:



Copa Patrícia Poeta de Futebol Feminino

Campeonato em formato de quadrangular: Todos os times jogam entre si e, no fim, os dois mais bem colocados disputam a vaga no topo mais alto do pódio.

Quatro dias de futebol-beleza: Por quatro dias o certame será cobrido de formosura por nossas beldades, das 18h às 18h30. Por dia, serão dois confrontos, exceto na final, quando (infelizmente) só dois times jogarão.

O preço da excelência: Quando soube da nossa pretensão em realizar a copa, Ricardo, dono do coliseu Academia do Gol, tratou de fazer o que ele chamou de "melhor-preço". Serão apenas R$ 30,00 por time, aceitos em pagamentos de qualquer tipo.

Encerrou-se a primeira era da Copa Paulo Francis, começa aqui um novo tempo, de beleza, sensibilidade e delicadeza, mas também de força, determinação e garra. A todas, boa sorte.

Abraços,
Diogo, Assessor Especial da Copa Patrícia Poeta.


Serviço:

Copa Patrícia Poeta 2009
Times: VTU, PDF/BAU, RYU e RUN
Dias: 16/05, 23/05, 30/05 e 06/06 (final)
Horário: Das 18:00 às 18:30
Preço: R$120,00 (R$30,00 por time)

sábado, 18 de abril de 2009

Olá, amigos.

Suponho que poucos de vocês me conheçam pessoalmente. Mas espero, sem modéstias, que a maioria saiba quem está por trás destas mal digitadas linhas. Um dos primeiros organizadores. Um dos criadores do embrião da CPF. O primeiro presidente.
É com muito orgulho que vejo a Copa Paulo Francis chegar à sétima edição ininterrupta. Confesso que duvidei do sucesso do torneio após o fim da primeira geração de jornalistas-boleiros, que se encerrou com a despedida do MAA no ano passado. Sete anos se passaram desde a primeira pelada entre o time do OBC (salve, amigos!) e o MSN, configurando aquilo que seria o primeiro grande clássico do torneio. Sete anos... e o espírito de disputa ainda vive!


Meus caros, são sete anos. São 84 meses ou mais de 2500 dias de vida. Para mim, é com ver o aniversário do meu filho (perdão Benjamim, Léo e Arthur) e perceber nele o sorriso de agradecimento pela festa. "Obrigo, pai, por ter me dado a vida". Vocês não imaginam o quanto isso me orgulha. É o meu legado. Minha herança. Meu filho!
Sinceramente, sinto-me como Jules Rimet ao criar a Copa do Mundo ou como Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, ao retomar os Jogos Olímpicos na Era Moderna: coloco-me ao lado deles e a alegria que surge diante de mim é incomensurável.
Sete anos. Sete lutas. Sei como é difícil organizar o maior torneio do mundo e o quanto de dedicação é preciso para que o sucesso seja mantido. O trabalho dos novos membros do comitê organizador fica mais difícil a cada torneio, a cada jogo, para que a qualidade não seja perdida nem vencida pelas dificuldades. Com humildade, coloco-me diante de todos vocês, desde o presidente até o aluno mais perronha do torneio, para agradecer. Parabéns a todos que se dedicaram para que a sétima edição fosse uma realidade. Mais uma vez, congratulações a vocês, amigos.
Felipe Salgado (o eterno "Pequeno")
+55 (81) 9121-7972
felipepequeno (arroba) yahoo.com.br
fpssalgado (arroba) hotmail.com

P.S. : Chegará o dia que todos terão seu valor reconhecido.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Transparência Paulo Francis


Segunda atualização da arrecadação da Copa:

VTU - R$20,00
ETC - R$30,00
BAU - R$112,00
PDF - R$108,00
RYU - R$90,00
RUN - R$60,00

Até o início da competição, todas as equipes devem ter arrecadado uma quantia mínima de R$100,00, sob a pena de serem rebaixadas para a Copa de Rádio e TV ou - o que é ainda pior - para a Copa de Publicidade.

Clipagem nº 02



Mais uma vez a Copa Paulo Francis 2009 virou notícia. O nosso release foi publicado no Boletim de Notícias UFPE, no último dia 13. Veja, in loco, no seguinte link: http://www.ufpe.br/new/visualizar.php?id=10397

terça-feira, 14 de abril de 2009

PDF faz pré-temporada em Salvador

Em virtude da proximidade do início da VII Copa Paulo Francis, três integrantes do PDF, equipe do quinto período do curso de Jornalismo da UFPE, viajaram a Salvador, capital da Bahia, para realizar um intercâmbio etílico-futebolístico de natureza técnica e tática. Francisco ‘Chico’ Ludermir (20), Gustavo ‘Taipa Maia (19) e Luiz Felipe Campos (20) estiveram por quatro dias na cidade e participaram de oficinas promovidas pelo Esporte Clube Bahia, time bi-campeão brasileiro.

As atividades contaram com a participação de grandes craques do passado que foram revelados pelo clube, tais como Bobô, Charles, Picolé, Osni, Leguelé, Marito e Baiaco. Dos jogadores ainda em atividade, estiveram presentes o lateral Daniel Alves (Barcelona), o meia Jorge Wagner (São Paulo) e o atacante Marcelo Ramos (Santa Cruz). O técnico Evaristo de Macedo, comandante do Bahia em sete oportunidades (1970-71; 1973; 1988-89; 1995; 1998; 2000-01 e 2003), chefiou os trabalhos nas dependências do estádio Octávio Mangabeira, mais conhecido como Fonte Nova. Não houve vítimas.

Torcedores do Bahia se rendem ao futebol do PDF

“O PDF com certeza saiu fortalecido após esse intercâmbio. O time está ganhando ritmo para levantar a taça”, afirma o meia-atacante do escrete verde, Luiz Campos. Apesar da temporada de acarajés, os jogadores já foram aprovados nos testes físicos. Em 2009, o time vai entrar com força quase máxima no torneio, após a repatriação do atacante Pedro Paulo, que estava no futebol canadense. Anderson ‘Princesa Sarah’, grande destaque do PDF, abandonou a faculdade de Administração na UPE para se dedicar exclusivamente à Copa Paulo Francis. O único revés será a ausência de Cazuza, o poeta da bola e narrador substituto da Copa Paulo Francis, nos dois primeiros jogos.

Para o novo vice-presidente da Copa, Gustavo Taipa, a iniciativa da equipe serviu também para difundir a competição pelo Nordeste. No trajeto entre Recife e Salvador, o arqueiro do PDF palestrou na UFSE, UFAL e UFBA sobre a importância de competições do quilate da CPF para o desenvolvimento do Jornalismo Esportivo no Brasil. “O projeto foi muito bem aceito nessas instituições. Já existem planos para a regulamentação junto ao MEC de uma Copa Paulo Francis regional”, garante Taipa.

“Depois de mais de vinte e cinco horas de concentração dentro do carro, acho o time encontrou a energia ideal e entrou em sintonia fina para a competição”, medita Francisco Ludermir, dono do PDFmóvel, que deve entrar como titular no escrete cannabis, no próximo dia 25, contra o BUA.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Reunião - Quarta 15/04

Pauta: últimos acertos ( Regulamento 2009; Arbitragem; Sistema de Som; Entrega das Cotas; Patrícia Poeta e Cerimônia de Abertura).

às 13h, provavelmente na sala de aula do laboratório de comunicação

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Era uma vez ...

MAA


MSN


Fotos raras que foram roubadas da galeria Paulo Francis aos poucos começam a ser recuperadas. Acima destaque para o agachamento-aquecimento de Walmar(OBC); o sempre charmoso e muso 2008 Juvino (MAA); e o sorrisinho maroto de Renato Lima (MSN). Infelizmente a foto da PIA não pode ser publicada. Em Breve mais fotos inéditas, entre elas, a estréia do VTU - a tribuna de honra ( que esse ano será retomada). Quem quiser antecipar pode ver essas e todas as outras fotos da Paulo Francis no http://picasaweb.google.com/cpaulofrancis

terça-feira, 7 de abril de 2009

Clipagem nº 01

O jornalista homenageado nesta edição da Copa Paulo Francis, o ilustre Fernando Menezes, nos deu a honra de divulgar o nosso torneio em sua coluna no Jornal do Commercio. Eis a nota, que saiu hoje, na coluna Lance Livre, página 2 do caderno MaisEsportes:



>> Paulo Francis

No próximo dia 25, às 16h, na Academia do Gol, em Boa Viagem, tem início a já tradicional Copa Paulo Francis, promovida há sete anos pelos alunos de jornalismo da UFPE. Serão seis equipes participantes. A expectativa é de que o torneio mobilize mais de 100 alunos durante dois meses.

sábado, 4 de abril de 2009

Release

Divulguem:

Copa Paulo Francis chega à sétima edição com novidades

Preparem-se, admiradores do bom futebol arte! Falta menos de um mês para o retorno da ansiosamente esperada Copa Paulo Francis, que este ano completa sete anos de existência. A tradicional competição futebolística dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será realizada pela primeira vez no bairro de Boa Viagem, no campo society da Academia do Gol, na Rua Henrique Capitulino, e terá início no dia 25 de abril. Os jogos serão realizados aos sábados, das 16h às 18h. A partir do primeiro dia do torneio, só não haverá jogos no dia 2 de maio, em virtude do feriado do dia do trabalhador.

A rodada de abertura seguirá o modelo dos anos anteriores: turma mais antiga contra turma mais nova. A primeira partida, portanto, será entre a equipe VTU (11º período ou concluintes) e os calouros do RUN. Em seguida, o ETC (9º), campeão de 2007, enfrentará o time do terceiro período, o RYU. Para finalizar a rodada de estreia, o BAU (7º) jogará contra o PDF (5º). São aguardados mais de 200 torcedores no local, que dispõe de um amplo estacionamento e uma infra-estrutura de prestígio internacional. Para ver as indicações da nossa nova sede no mapa, clique no seguinte link http://www.flickr.com/photos/37035388@N05/3411458963/

A edição 2009 marca um novo ciclo na história da Copa Paulo Francis. Será a primeira vez que nenhum dos times que participaram da criação do torneio, em 2003, estará jogando. A despedida do último remanescente da histórica primeira edição, o MAA, se deu na grande final do ano passado, quando os jogadores do Movidos A Álcool sagraram-se campeões pela primeira vez.

A competição é uma forma de integrar alunos, professores e funcionários do curso de Jornalismo. Para quem acabou de chegar à vida universitária é uma oportunidade de conhecer os colegas de curso. Para os concluintes (em 2009, o VTU) é a despedida. Com esse propósito, ao término de cada uma de suas seis rodadas, haverá festas para confraternização entre os atletas.

A Copa Paulo Francis serve ainda como laboratório para que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos de Jornalismo Esportivo e Digital, já que todos podem participar da cobertura do evento, publicando matérias, resenhas, fotos e vídeos no blog www.copapaulofrancis.blogspot.com.

HOMENAGENS - Como já é de costume, a Copa vai homenagear um membro do corpo docente do curso de Jornalismo e um profissional da área que atua no mercado. Os escolhidos deste ano foram o professor José Mário Austregésilo e o jornalista Fernando Menezes, do Jornal do Commercio e da Rádio Jornal. As suas presenças são esperadas na grande final, no dia 6 de junho, quando acontecerá a festa de encerramento deste que é o maior evento futebol-jornalístico do ano.

Mais informações
Blog (www.copapaulofrancis.blogspot.com)
E-mail (copapaulofrancis@yahoo.com.br)

Ano novo, casa nova


Nova sede da VII Copa Paulo Francis, em Boa Viagem

A Academia do Gol de Boa Viagem já está em polvorosa com a expectativa do início da CPF 2009. Muros pintados. Estacionamento ampliado. Gramado trocado. Balizas reforçadas. Bar reformado. E o mais importante: cervejas já foram colocadas no freezer! Tudo pronto para a estreia, dia 25 de abril.

COMO CHEGAR
Vá pela faixa da direita da Avenida Eng. Domingos Ferreira e entre na primeira rua à direita após o colégio GGE. No final da rua você verá a entrada da Academia do Gol. Procure por alguma coisa verde e grande. É lá.

EXCLUSIVO

Na última quinta-feira, o tablóide suíço SonntagsBlick, publicou fotos históricas encontradas no arquivo da FIFA em Zurich, após o incêndio que destruiu grande parte da memória fotográfica do futebol mundial.
De acordo com as autoridades suíças, só a crença nos Deuses da bola para explicar tamanho milagre. “É inacreditável. Mesmo perdendo quase 90% do nosso acervo, conseguimos salvar os arquivos mais importantes, como as fotos da primeira Copa do Mundo disputada no Uruguai em 1930, as da Copa de 70 no México, e, sobretudo, as da Copa Paulo Francis, disputada anualmente no Recife”, afirmou o presidente da entidade Joseph Blatter.
Além das fotos publicadas no tablóide, a direção da CPF teve acesso, COM EXCLUSIVIDADE, a todo o acervo guardado em Zurich. São fotos inéditas de grandes nomes da Copa Paulo Francis.
Aos mais jovens, a prova documental do passado glorioso da CPF. Confiram!
JB,
Ex-presidente e atual conselheiro da CPF.


Enquanto a sempre (e bela!) presente torcida feminina chegava à Paulo Francis Arena...

... a equipe do Sportv se preparava para mais uma trasmissão ao vivo para todo o País.


Abaixo, o filho mais famoso da metrópole de Quipapá, Dacier Barros, recebe a medalha de professor-homenageado da CPF das mãos do digníssimo goleiro-zagueiro-artilheiro-bailarino do VTU Farofa.
Em seguida, a narração ao vivo da eterna rainha da CPF, Wagner Sarmento, contando com os impecáveis comentários do atual conselheiro Felipe Pequeno Salgado e, claro, com as análises sócio-políticas-econômicas e culturais do professor-doutor Dacier Barros.

PS: Na época, uma televisão alemã chegou a fazer uma proposta concreta para levar o nosso principal comentarista para a Copa da Alemanha, em 2006. No entanto, ele negou dizendo que jamais trocaria os espetáculos da CPF, por alguma pelada qualquer. Ele sabe o que faz!

Em breve, fotos do "velho amigo" dos árbitros Guilherme chiliquenta Gatis e o esquadrão Sukita! Isso tudo, sem contar com o também campeão OBC!

Aguardem!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Grupo Paulo Francis

Em mais uma parceria inédita a Copa Paulo Francis agora é também patrocinada pela Google. Para isso todos os uniformes e chuteiras deverão conter a logomarca da empresa já nessa próxima edição. Fora isso garantimos também dois infláveis que serão montados na arena e a transmissão ao vivo dos jogos por esse Blog. Em contrapartida criamos uma nova lista de emails pois a antiga parceria com a Yahoo vinha sendo desgastada.

copapaulofrancis@googlegroups.com

Quem quiser receber os emails basta fazer o cadastro do email pessoal na caixa ao lado. Qualquer dúvida só escrever para o email da Organização: cpaulofrancis@gmail.com

Em breve o release completo sobre a VII Copa Paulo Francis: Calendário dos jogos; Mapa de Localização; Homenageados; Linhas Especiais no dia das partidas; Preço da cerveja; Participações especiais, entre outras novidades.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Avante, Maradona

Bolivia 6 x 1 Argentina


O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo. ( Winston Churchill)

Diretamente do Olé
Para la historia negra




El 1-6 iguala la peor derrota en la historia de la Selección. También se había dado ante Checoslovaquia en el Mundial de Suecia 1958.

Sebastián Sanchi | ssanchi@ole.com.ar

La derrota con Bolivia no pasará inadvertida para Maradona. Es que no sólo por el nivel mostrado por su equipo fue preocupante, sino que desde los números, la caída en La Paz pasará a formar parte de los peores resultados de la historia. El 6 a 1 iguala la peor caída en la historia de la Selección Argentina. En sus 107 años de existencia, sólo una vez habíamos perdido por un resultado como el de hoy en Bolivia. Fue en el Mundial de Suecia 1958 y ante Checoslovaquia. La particularidad que une a las dos derrotas, es que los arqueros tienen el mismo apellido. Amadeo sufrió a los checoslovacos, mientras que Juan Pablo sucumbió ante los bolivianos.

Si tenemos en cuenta los cruces con Bolivia, ésta es la peor caída en los enfrentamientos. Hasta la goleada de hoy, Argentina había recibido como máximo tres goles en contra. Pero el dato toma más fuerza aún si dividimos la cantidad de goles que nos había anotado Bolivia desde 1926, cuando se jugó el primer partido. Fueron apenas 23, es decir que esto da un promedio de 0,80 por juego. Otro dato alarmante de la derrota en el Hernando Siles es la producción de la Selección fuera del Monumental. En estas Eliminatorias sólo se pudo ganar un partido ante Venezuela y sacó apenas dos de los últimos 15 puntos en juego. En el currículum de Maradona, ésta es la peor derrota de Diego como entrenador, superando el 0-4 que recibió cuando era el entrenador de Mandiyú en el Apertura 94 ante Belgrano.

Como jugador, Diego ya sabe lo que es retirarse de un campo de juego con seis goles en contra. Le tocó sufrirlo ante Racing y defendiendo la camiseta de Boca. Fue en el Apertura 95 y la Academia ganó 6 a 4.