sexta-feira, 30 de abril de 2010

A falta que a Paulo Francis lhe faz

Faltava cinco minutos para meia-noite quando Clarissa embarcou para Sevilla, em 19 de setembro de 2010. Deu um "até logo" para amigos, família e o curso de jornalismo da UFPE para intercâmbio de um ano na Universidad de Sevilla. Em sete meses, muitas experiências, amigos de diversas partes do mundo, um acúmulo de cultura especial. A vivência tem sido tão marcante que, de lá para cá, ela diz nunca ter tido uma vontade louca de voltar. Isso, até esta sexta-feira, 30 de abril.

Falta um dia para o início da VIII Copa Paulo Francis quando o coração de Clarissa se aperta e ela não quer saber de Sevilla. Quer saber é do PDF, os esmeraldinos que lutarão pelo bicampeonato da maior competição jornalístico-desportiva do universo. Ela, que viu cada vitória na campanha de 2009; ela, que foi derrubada pelo goleiro Guga "Paredão (de Taipa)" Maia — hoje presidente da CPF — logo após o apito final da decisão contra o RUN; ela... se desmancha em saudade.

"Em 7 meses aqui (na Espanha) eu nunca desejei estar em recife, mas a copa paulo francis
tá me quebrando na emenda... eu sou a bola dessa competição!!! :("
- @clarissagomes89

Sintam o drama.

Natal ano novo prévias Olinda Recife Antigo Carnaval Semana santa praia Porto de Galinhas Alto da Sé, centenas delas, dessas festas chamejantes, aniversários, amigos e familiares. Nada aperta-lhe mais o coração que a falta do futebol-arte praticado pelos homens-jornalistas-jogadores-deuses da Copa Paulo Francis — e das respectivas festas pós-jogos.

"Eles não são supermaravilhosos?", diria Clarissa Gomes — tal qual Baby Jane, a garota do ano.

Diria, não fosse o seu sentimento outro.

"Eu tô desolada. Sério, durante três anos eu fui público fiel! Vi o PDF nascer e agora posso dizer que meu time está no auge da carreira, né? Os meninos estão me falando direto da empolgação desse ano, ser campeão de novo e tudo mais, e queria muito estar aí para viver isso mais uma vez", diz.


Abaixo, a conversa do Blog da Copa Paulo Francis com Clarissa, via Facebook:

Blog da CPF - Já passou Natal, Ano novo, Carnaval, e um monte de coisa. E você sente que a Copa Paulo Francis superou tudo?

Clarissa - Certeza!!! Até porque Natal e Ano Novo passei com a família, Carnaval rolou por aqui. Praia, eu pretendo aproveitar o verão daqui... algumas coisas foram "substituíveis", mas a Paulo Francis não tem como :(

Blog da CPF - Qual o momento inesquecível que você viveu na CPF?

Clarissa - Momento inesquecível: Gustavo me derrubando no meio do campo e pulando em cima de mim no final da CPF ano passado. E as cachaças que eu tomei nas festas de 2008. Bom, posso dizer que eu vivia de CPF na época da copa. Sábados integralmente reservados pra isso =) Estarei torcendo de longe amanhã, podem ter certeza!

Blog da CPF - Como você estava se sentindo no dia que foi para a Espanha?

Clarissa - Eu estava tranquila, acho que a ficha não tinha caído que era um ano. E vinham amigos no voo comigo, então também ajudou. Eu tava realmente querendo muito vir, desde o começo da faculdade. Eu não vim "com o coração na mão", não. Pelo contrário. Eu vim tendo certeza que ia ser massa.

Blog da CPF - Já estava com alguma saudade daqui no voo?

Clarissa - A saudade veio mais com o tempo.. e com as pequenas coisas. Pequenos eventos daí que dá vontade de estar, como aniversário de pessoas proximas, etc. Mas de todos eles, a Paulo Francis com certeza é a que está mexendo mais! Não sei se porque também junta com os sete meses de bagagem nas costas. Já é um tempinho massa. Dá saudade que só dos amigos e de ter todo mundo reunido. =)

Blog da CPF - Agora uma pergunta fundamental, explica essa história de que você é a "bola da CPF".

Clarissa - Ai meu Deeeus, eu tô sendo entrevistada, hahaha. Rapaz, é porque bola é meu apelido "carinhoso" com os meninos lá da sala. Meio queima, né? haha. E tipo, surgiu independente da CPF. Mas como eu estava em todos os jogos... Daí a analogia. :)

Blog da CPF - O que teve de mais marcante para você nesse tempo? De mais edificante? Coisas que você não teria vivido aqui?

Clarissa - Os amigos que eu fiz. Porque, do meu grupo, sou a única brasileira, então tô constantemente convivendo com gente de culturas diferentes e tô sentindo na pele as consequências disso. Abri a cabeça.

Blog da CPF - Fala para a gente de alguns eventos específicos que você não vai esquecer e que te darão saudade quando voltares.

Clarissa - A semana santa aqui na espanha é bem peculiar! minha cidade realmente para para isso, eles dão muito muito valor. A "feria de abril", que acontece durante a primeira semana a cada ano, tambem é bem especial, você se sente transportado pra uma outra época. Mulheres com trajes de flamenco, essas coisas. Bem tradicional. Foi a vez que mais me senti experimentando de fato a cultura daqui. :) E tipo... ir em Londres e ver exposições únicas de Van Gogh, essas coisas também marcam que só, são oportunidades especiais de estar diante do que há de "must" no mundo das artes, no mundo, quer dizer.
______________________

Clarissa gentilmente pede licença para se arrumar para sair. Já que não tem Paulo Francis, vai afogar as mágoas lá por Sevilla mesmo. Comer umas tapas e tomar sangria.

Falta um dia. E, se o corpo de Clarissa não vai, o coração estará presente, da abertura ao último gole de cerveja na festa de encerramento, na Copa Paulo Francis 2010.

CPF na Transamérica!

A Transamérica gentilmente cedeu um espaço na programação para a divulgação da Copa Paulo Francis. O programa é o Tá na Rede, agora às 18h, e pode ser ouvido no site http://www.selecaodoradio.com.br/. O site também oferece a possibilidade de o ouvinte assistir ao programa, diretamente do estúdio. Para isso, basta clicar no banner Canal Brahma Fresh, à direita do site. Como representante da competição mais prestigiada do universo, Nilton AJ Villanova (BAU), duas vezes seguidas votado melhor goleiro do certame, vai falar um pouco sobre a nossa competição. Vejam e assistam!

http://www.geracaoskim.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/logo_transamerica.jpg
Agradecemos à rádio Transamérica o apoio e a divulgação e aproveitamos pra deixar aqui nossa indicação do programa, de segunda à sexta, sempre às 18h!

HABEMUS FESTUM


A procura pela sede da festa de amanhã foi intensa e penosa. Por momentos, até desesperadora. Para evitar imprevistos, a direção da Copa Paulo Francis (CPF) 2010 decidiu realizar a celebração no próprio Clube Líbano, também conhecida como Arena Paulo Francis, na área que fica um nível acima do campo.

No local, haverá venda de cerveja, mas quem quiser levar sua vodka, whiskey, etc, pode levar. A única restrição da arena é a entrada na piscina. Portanto, NÃO caiam nas piscinas.

O Clube Líbano dispõe de vestiários (masculino e feminino) com diversos chuveiros. A indicação é que todos aquele afeitos ao asseio levem sabonete, shampoo, toalha, desodorante, perfume e roupas limpas para chegar na festa renovados.

A melhor das notícias: o bar só vai fechar quando acabar a demanda. E a demanda promete ser infinda.

Para abrilhantar a festa, todos devem levar pen drives cheios de músicas. A escolha destas ficará a cargo de um DJ, cuja identidade permanece guardado a sete chaves.

PS.1: O show de Nouvelle Vague que se foda! 

PS.2: A cúpula da CPF já recebeu várias denúncias do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acerca da inapetência do DPC, equipe dos calouros, em encontrar um lugar para a festa. Mesmo avisados com quase dois meses de antecedência, não conseguiram achar uma sede. A direção está estudando as denúncias e, se necessário, aplicará as devidas punições aos integrantes da equipe.

CONTAGEM REGRESSIVA: Falta 1 dia



(Versão preguiçosa. Se a criatividade vier, mais tarde tem outro)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aquecendo a Rodada

É chegada a hora. A Copa Paulo Francis começa neste sábado a escrever sua história pela oitava vez. São 6 times, 17 jogos e mais de 40 jogadores ansiando por cravar seus pés na calçada da fama na competição de futebol mais prestigiada do mundo.

17h - ETC x DPC

Como já é tradição, o jogo de abertura da Copa Paulo Francis é disputado entre os mais antigos e os mais novos. A experiência do ETC, campeão em 2007, contra a puberdade do DPC.

ETC – Os vermelhos entram em sua última edição da CPF a fim de mostrar que panela velha é que faz comida boa. Desfalcado de alguns de seus principais articuladores, como Caio Sonic e Lucas Cardim, a equipe aposta na força de seu trio de ferro Luis Henrique, Fifah e Perón pra mostrar que, na Paulo Francis, que calouro bom é calouro perdedor. A equipe ainda faz mistério sobre um suposto retorno de seu ex-capitão, ex-presidente da CPF e implacável zagueiro Gordinho.

Provável escalação: Fifah, Perón, Gabriel (Gordinho), Rafael Cientista e Luis Henique.

DPC – Fala-se, nos bastidores, que os ingressantes de 2010 são os piores de todos os tempos da Copa Paulo Francis. Preocupados com a possibilidade da escalação do Gordinho, no ETC, os calouros já contrataram um seguro de vida coletivo para o caso de eventuais acidentes de jogo. A maior expectativa quanto aos calouros é que façam uma festa de abertura à altura do evento. Como não se sabe ainda a escalação do time, segue o time completo apurado pelo Blog.

Plantel completo: André, Romero, Vinícius, Hugo, Daniel, Igor e Pedro

Palpite: ETC

17h30 – PDF x RYU

O jogo entre as equipes é um dos mais esperados da rodada. O atual campeão PDF quer manter a série invicta que já chega a 7 jogos, enquanto o RYU aposta na dupla Daniel Ferrugem e Rafael R9 Moura pra mostrar que chegou a sua vez.

PDF - Liderados pelo capitão Eduardo Cazuza, o PDF quer repetir o feito do OBC, bicampeão em 2004 e 2005. A partida marca a estreia do novo uniforme dos verdes, que entram com força máxima no certame. Destaque para Anderson, o Pelé Ruivo, que promete repetir o feito de 2009, quando foi artilheiro e craque do campeonato.

Provável escalação: Gustavo Paredão Maia, Eduardo Cazuza, Luiz Felipe, Anderson e Pedro P.P. Paulo.

RYU – O RYU garante não estar abalado com a série de escândalos protagonizados por seus atletas. Mesmo desfalcados de Matheus Rambo Geléia, os cinzas garantem estar no pico de sua forma e lançaram um comunicado, via assessoria de imprensa, afirmando que “os bons tempos de brodagem acabaram. Chegou a hora de vencer nossa segunda partida”. Será?

Provável escalação: Davi, Peterson (Pedro Paz), Aaron, Daniel Ferrugem e Rafael R9.

Palpite: PDF

18h – BAU x RUN

O jogo mais esperado da rodada. Uma re-edição de uma das partidas mais emocionantes da CPF 2009, quando o RUN conseguiu a vaga na final, na última rodada da fase preliminar. Ambos os times parecem vir com força máxima, e há boatos de que mandaram fazer seus padrões na mesma loja até.

BAU – Ascendendo no campeonato a cada edição, os amarelos conseguiram um suado bronze no ano passado, e vêm, neste ano, com força total para melhor ainda mais essa marca. Após declinar convite do time do mestrado (PPGCOM), João Ronaldão finalmente parece disposto a descer do salto e mostrar que não é só mais um rostinho bonito. Recuperado da contusão do começo do ano, Nilton AJ está confirmado para defender a meta do BAU.

Próvavel escalação: Nilton AJ, Túlio, Fábio Mendes, Diogo e Breno (João Ronaldão)

RUN – Vice-campeão do ano passado, o RUN quer iniciar o campeonato deste ano melhor do que terminou em 2009, quando foi goleado por 8x1 pelo PDF. Os laranjas também querem apagar a mácula de maus festeiros e anti-sociais do ano passado, “mas antes é preciso sempre garantir a vitória dentro de campo, a qualquer custo”, ressaltou Felipe “Gordinho Cover” Resk. Abalados pelas acusações contra o arqueiro do time, Rafael Magal, os laranjas querem mostrar que é no certame que tudo isso fica pra trás e sobressai sempre a técnica.

Provável escalação: Magal, Mano, Terni Farofinha, Donida e Resk

Palpite: Empate

"De Paulo Francis a Xico Sá" - brpress

A agência de notícias brpress publicou hoje uma matéria sobre a Copa Paulo Francis. O contato da brpress com a CPF aconteceu quando tomaram conhecimento de que Xico Sá, colunista da agência, fora escolhido jornalista homenageado da competição. O texto é do jornalista Gabriel Bonis. A brpress possui sedes em Londres e em São Paulo. Confiram o texto in loco ou abaixo:


(Recife, BR Press) – Para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mídia local, a Copa Paulo Francis já se tornou um evento esportivo de tradição. Criada em 2002, por alunos de jornalismo com intuito de unir os estudantes, todo ano a competição homenageia dois profissionais da área – sendo que na oitava edição,  que começa neste sábado (01/05), o colunista da BR Press Xico Sá é o outro.

O evento tem blog oficial (http://www.copapaulofrancis.blogspot.com) comandado por alunos, que utilizam um jornalismo bem humorado para realizar a cobertura da disputa. O escracho começa logo no nome, uma espécie de tributo ao polêmico jornalista Paulo Francis – tema do livro Polemista Profissional, de Eduardo Nogueira. “Frases dele como: ‘Em esporte gosto de ver as coxinhas das tenistas e olhe lá’ ou ‘O esporte é a alta cultura dos sem imaginação, que são 3/4 da humanidade’, combinavam perfeitamente com o tipo de humor que se pretendia fazer durante o torneio”, diz o presidente da Copa, Gustavo Maia.

O evento é tão famoso que já ganhou até menção no programa Manhattan Connection da GNT – do qual Paulo Francis participou até sua morte, em 1997 –, como faz questão de evidenciar o editor-chefe do blog, Luiz Felipe Campos. “Quem não conhece a renomada Copa Paulo Francis deve ser impedido de exercer essa tão nobre profissão de jornalista”, brinca o homenageado do ano, Xico Sá. 

ESCOLHA
A competição todos os anos homenageia jornalistas seguindo dois critérios de análise. “Fazer algum tipo de crônica esportiva e ter alguma relação com a cultura local. Cearense de nascença e pernambucano de coração, Xico Sá carrega isso, e o sotaque não desmente. Além disso, a gente compartilha com ele essa coisa do jornalismo mais escrachado, que tem muito pouco hoje na mídia, principalmente esportiva”, afirma Campos.

Para Xico Sá ter seu nome lembrado pelos estudantes de jornalismo da UFPE é uma honra. “O próximo passo, se continuar assim, será me tornar nome de um belo prato, vulgo bandejão, do RU, o famoso Restaurante Universitário, onde comi diariamente pão com ovo por breves e suaves cinco anos”. Ele avisa: “Caso mandem as passagens, dou até o ponta-pé inicial e fujo para o bar mais próximo, que no meu tempo era o do Bigode ou o da Tripa”.

Copa Paulo Francis invade o CinePE

O ex-presidente da Copa Paulo Francis (nas edições 2008 e 2009), Rafael Montenegro, o Gordinho do ETC, e a jogadora do time feminino do PDF, Mykaela Plotkin, apresentam hoje à noite, às 18h30, o documentário "Do Morro?", primeira investida do casal na tima arte. O filme mostra a trajetória do cantor João do Morro e discute as polêmicas em que o artista se envolveu, os mecanismos de divulgação da cultura e o rompimento das fronteiras sociais e geográficas por músicos da periferia. "Do Morro?" está concorrendo na Mostra Competitiva do Cine PE.

Em entrevista coletiva, o Gordinho informou que se reunirá, hoje à noite, com João do Morro para negociar sua participação no show que vai angariar fundos para a compra dos equipamentos de transmissão da Copa Paulo Francis para a Islândia.

O blog recomenda.

SERVIÇO
Filme Do Morro? (PE)
Direção Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro
Duração 20 minutos
Quando 18h30
Onde Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda - CinePE

Magal está de volta

Este último dia e meio foi bastante difícil para Rafael Magal. Depois das acusações que a ele foram feitas neste blog, ele surtou. Caiu num mundo de bebedeiras e drogas, e não conseguia admitir que as pessoas não mais o admirassem, não o vissem mais como o muso que sempre foi.

Eu o aconselhei a ter calma. Magal, então, foi ter com monges budistas no Himalaia. Este tempo de reflexão lhe serviu para repensar a campanha. Se o ângulo que havíamos tomado era o correto. Se estávamos oferecendo aos eleitores a verdade. Se o seu suingue era suficiente. Descobriu que era.

De volta ao Brasil, me passou um fax (Magal não confia em e-mails, ou cartas, provavelmente uma herança da Guerra Fria) que dizia: "diga ao povo que estou voltando", em baixo, um desenho do seu cão Nicolau Sensação, do qual sentia saudades.

Prontamente, liguei para os organizadores deste blog da Copa Paulo Francis, pedindo um espaço. Não houve hesitação, este me foi oferecido num piscar de olhos.

Magal volta! Com os mesmos atributos, porém, com mais simpatia e determinação. "Não desistamos!", é algo que desde hoje que ele me disse isso, eu sempre segui.

Talvez o vídeo a seguir diga mais do que as minhas palavras.
Muito grato,
André Arraes,
Coordenador da Campanha de Reeleição de Rafael Magal a Muso da Copa Paulo Francis

CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 2 dias

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 3 dias

Descoberto mensalão do RUN

“Você me ajuda e eu te ajudo. Sabe como é, né? Uma mão lava a outra”. As palavras são do atual Muso da Copa Paulo Francis e secretário de Finanças, Rafael Magal, captadas através de uma escuta telefônica instalada pela Polícia Federal após denúncia anônima de que a equipe da qual Magal faz parte, o RUN, estaria comandando um vultuoso e complexo esquema de compra de votos para a reeleição do muso. A votação acontece no dia 5 de junho.

http://4.bp.blogspot.com/_NC2Uvu5jEHY/S9Us9rDuaYI/AAAAAAAAAoY/zmaWz8AFdJw/s1600/reeleicaomagal.jpgA situação do secretário de Finanças fica ainda mais complicada já que a Polícia Federal apura, ainda, uma denúncia de caixa dois. “Os investimentos na campanha são muito volumosos. Precisamos averiguar qual a origem do capital. Não descartamos a possibilidade de uso inapropriado de verba pública para o financiamento de campanha”, afirmou o delegado Vaz.

Em outra ligação, Magal aparece apresentando uma proposta insólita a um jogador do RYU. “Eu só preciso de três votos, tá me ouvindo? Eu quero três votos. Em troca, o RUN promete não escalar Donida no jogo contra vocês”.

O caso já é chamado por grande parte da mídia como o Mensalão do RUN, em referência aos mensalões já protagonizados pelo PT e, mais recentemente, pelo DEM. O presidente da Copa Paulo Francis, Gustavo Maia, juntamente com o Presidente do Conselho Deliberativo da CPF, Phillipe Castro, decidiram pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de pagamento de propina.

terça-feira, 27 de abril de 2010

INFORME URGENTE

Pessoal, falamos com o Líbano ontem pra confirmar os últimos detalhes da Copa Paulo Francis, e surgiu um pequeno problema que vai mexer nas nossas contas: eles não contabilizaram o horário como sendo de 17h às 19h30, mas de 17h às 19h, um problema pra a organização da CPP. O resultado é que os R$700 são apenas para duas horas e não duas horas e meia. Então o preço total, antes dividido entre times masculinos e femininos, vai ser dividido agora apenas por times masculinos. É importante dizer que a meia hora extra foi negociada com o Líbano, ainda em março, de maneira que não sabemos o que houve da parte deles nessa questão de organização.

Fazendo as contas, fica custando 116 reais pra cada time, fora o preço da premiação, que, foi estimado em 110 reais na última reunião. O preço total aumenta pra 134 reais por time, o total do campo + premiação.

Outro detalhe fundamental é que a quantia deve ser paga integralmente no dia 1º. É uma exigência do Líbano. Ano passado boa parte de nós jogava uma pelada no Líbano e a responsável pela administração do campo só liberava a bola com o pagamento feito. Então o pedido que fazemos é que todos cheguem mais cedo, umas 16h30 pra resolver logo essa bronca e pagar tudo o que devemos pra que os jogos comecem sem atraso e mal-estar.

Sobre a CPP, como começa apenas no dia 15, nós ficamos de conversar com a administradora do campo  pra conseguir essa meia hora extra. Isso não vai ser problema. Vamos tentar negociar essa meia hora gratuitamente ou pelo menor preço possível.

Contamos com a colaboração de todo mundo pra chegar mais cedo e não esquecer de suas contas.

DOSSIÊ PRÉ-TEMPORADA RYU (parte II)

RYU: frustração?

É, leitores, não foram poucas as tentativas de impedir a publicação do material aqui apresentado; a verdade, contudo, impõe-se como força maior ante todas as outras, e trilhou caminhos escusos até chegar às páginas desse blog.

Nas últimas linhas aqui escritas, era narrada a surpresa do nosso enviado quanto às praticas testemunhadas. Que práticas seriam essas? Dê asas à sua imaginação, leitor, mas duvide de sua capacidade de imaginá-las.

"Isso né (sic) novidade não, o RYU faz sempre umas festa (sic) muito doida (sic), tem de tudo lá, é só querer. Tem aquele Matheus Rambo, a história da banda é só fachada, aquilo lá serve de aliciamento de menor (sic). Toda festa ele pega uma diferente, não sabe nem o nome. As menina (sic) tudinho querem pegar carona na onda de popstar que ele fala, mas não sabem onde tão se metendo. E eu provo, é só se perguntar: essa tal banda dele foi vista tocando em algum lugar esse ano?" afirmou testemunha anônima.

Basta ser humano para que haja necessidade de, vez por outra, extravasar um pouco em atividades excessivas. Mas não se pode, principalmente em se tratando de atletas, esquecer de manter, acima de tudo, a forma física e a retidão moral, ainda mais se tratando de um time que compete no torneio cuja maioria da audiência é composta por crianças, a quem devem servir de exemplo. Mas será assim? Longe disso. Nenhum dos jogadores presentes na festa apresentava o físico que se espera de um atleta do nível Paulo Francis. Preocupados? Tudo indica que não. "Vâmo (sic) bebê (sic), p...!" era a frase que se ouvia, a cada quinze minutos, sair da boca de Rafael "Pata de Elefante" Moura, o afamado R9, que, juntamente a Ferrugem, protagonizou as tabelas mais desorientadoras das últimas edições. "Só os fortinho (sic) pra foto, bora (sic)", zombava. Seu parceiro de ataque, Daniel Ferrugem, mostrava-se preocupado com a situação? Nem de perto. Ele mesmo longe de sua forma física, somente deitava no "seu" sofá, sendo atendido por meninas seminuas e repetindo "vida é isso, p..., vida é isso!"

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr1wLGvXExQNlxf993YIa1vfTH0GuJhLojvDTM1DtSa23pNF7kVV5LggS2R1klAwaZwyzDB9F3vdSKO3-cU9eJWKf2zKXLFpVqKACymM6iOGo-UbXdvE54asilYNhVIo8rwTtEyD41haQ/s1600/daniel+zombando.jpg
Preparo físico? "Só os fortinho pra foto" e "vida é isso, p..." mostram que é o que menos importa para o RYU

Um jogador não toma caminhos obscuros se não há o apoio de parte, ao menos, da sua torcida. Estariam as Chun Lis motivando os jogadores a perseguirem os resultados alcançados pelas meninas nas edições anteriores da Patrícia Poeta? Triste afirmar, com toda segurança, que não. Tanto homens quanto mulheres do time estão em uma espiral de decadência sem precedentes, cujo fim é imprevisível. "As menina (sic) fica tudo tomando drogas, e depois entram nos quarto (sic) com os jogador (sic). Eles sua (sic) mais lá que nos jogo tudim (sic), juro a Deus!" afirma, estupefata, funcionária da festa que preferiu não se identificar. "É todo mundo fazendo de tudo com todo mundo! Só não faz gol" afirma, zombeteira.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRQPysL3bzVjKD-ttSnZtFyXxqYEvfLGNib0_3J-3L3yWDXARC2tTswP81vpRY_tk88ySDoISWFu0ZE61BZAOGdXzmVu7EuB2yT0-K_54q86gtYM-echbNwF6fnBxrjtvRKJyDHm93OrE/s1600/chun+li+tomando+drogas.jpg
Chun Lis tomando drogas. "É todo mundo fazendo de tudo com todo mundo!"

Símbolo de retidão moral do time, o capitão "Xerife" Peterson não se encontrava na festa, e foi procurado pela produção. A muito custo, foi localizado em retiro espiritual, preparando-se para a Paulo Francis. Em meio a treino coletivo com seus companheiros de retiro, Peterson não disfarçou a indignação: "É um absurdo. Nunca em minha vida considerei que meus colegas de time poderia estar envolvidos com tais atividades. Reluto, inclusive, em aceitar o fato. Promíscuos, drogados, vadios ou não, são meus colegas, e jogarei ao lado deles".

Aaron tenta contestar. "É um absurdo", diz Peterson

Fica claro que os demais times da Copa Paulo Francis deveriam posicionar-se contra atitudes tão pouco condizentes com a competição; o responsável pela parte financeira do torneio, Rafael Magal, em entrevista exclusiva, bate o pé: "Isso não fica assim. Quero vê-los sorrindo, quero vê-los cantando, mas não sob tais condições! Haverá sanção!", afirmou contundente. Mas será mesmo? A equipe do Blog Paulo Francis flagrou o mesmo Rafael Magal na festa supracitada, bebendo e fumando substâncias não identificadas. Como fica a fiscalização, seu Magal?
"Haverá sanção". Mas será mesmo?

Membro da agremiação BAU, Diogo Madruga, autodenominado "filho do vento", não parece se indignar com as acusações. "É assim mesmo... as festas do RYU são uma delícia. Fregueses que são da gente, sempre me pagam as apostas com bebidas e mulheres. Quer saber? Tô muito doido! E foda-se quem reclamar!"
Diogo Madruga: "Tô muito doido!"
O RYU começou sua história na Copa Paulo Francis como aposta promissora. Mostrou não sê-la. Contudo, sempre demonstrou alegria e companheirismo, qualidades tão importantes quanto dribles e gols para a competição. Haverão passado do ponto? Será que o compromisso para com a Copa foi esquecido em preferência das benesses que a fama futebolística pode propocionar. Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Adriano... serão a esses jogadores que Rafael, Ferrugem, Rambo e cia., gostariam de ser associados na história do futebol? Jogadores que deixaram sua carreira de lado em prol de divertimento e perdição? A competição desse ano será oportunidade para a resposta adequada ser dada. Em campo, não em duplexes luxuosos da zona sul.

"The Dream Team". The Dream is over?
Vão aqui anexas fotos do restante do dossiê reunido:

Geleia afirma ter encontrado Jesus
Ferrugem flagrado. "Eu faço gols e amor, não declarações!"

RYU e Magal na "dança do Geleia"

Não foi menos do que doloroso escrever essas linhas, leitor, mas a equipe do blog espera, por meio delas, dar exemplo aos demais jogadores, às torcidas, às crianças, às famílias, sobre o que não deve ser feito; não somente às vésperas da mais importante competição futebolística mundial, mas na vida em plenitude.
Agradecemos a atenção e solidariedade.

O disk-solidariedade-RYU é 0800-555-HADUKEN. Rafael aceita doações em coxinhas. Aaron, em santo daime. Daniel, em auto estima. Matheus, em fãs menores de idade. Peterson, em mantras. Davi aceitaria legal uma vaga de estagiário no JC. Pedro Paez não participou da putaria, mas ele aceita um abraço amigo. Quem não?

CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 4 dias

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Copa Paulo Francis no Blog do Torcedor/JC Online

Do Blog do Torcedor:
FUTEBOL-JORNALISMO-ARTE
VIII Copa Paulo Francis tem início no sábado

Preparem as pernas e os olhos. Preparem as mãos e a garganta. Mas, sobretudo, preparem os corações. A VIII Copa Paulo Francis, torneio de futebol society dos estudantes de Jornalismo da UFPE, tem início neste sábado (1°).

A arena escolhida é o Clube Líbano. Local de encontro entre o futebol-arte e o jornalismo durante todo o mês de maio e na primeira semana de junho. Os jogos são sempre aos sábados, das 17h às 19h30. A III Copa Patrícia Poeta, versão feminina da CPF, começa no sábado 15 de maio.

Em cada encontro, além dos gols e dos flashes, a integração entre estudantes, ex-estudantes, professores, amigos e quem mais comparecer. Ao fim dos jogos, uma festa de confraternização. Tudo devidamente documentado em reportagens, fotografias, vídeos e crônicas, com muito bom humor, no blog da Copa Paulo Francis.

Uma novidade neste ano é a 1ª Copa Nelson Rodrigues de Dominó, Cerveja e Conversa Fiada, que acontecerá paralelamente às exibições de futebol-arte pelos graduandos em jornalismo.

Mais informações sobre a Copa Paulo Francis no blog que os próprios estudantes e jogadores desenvolvem, que está muito bacana, por sinal. Clique AQUI para conferir.

Abaixo, um dos vídeos do Blog da Copa Paulo Francis. No caso, o vídeo da contagem regressiva para o torneio publicado no último domingo.

Campanha: Detona Iel Magal

O empresário do arqueiro Rafael "Magal" Cavalcanti, do RUN, entrou em contato com o Blog da CPF para anunciar a mais nova empreitada do jogador dos "laranjas". A campanha "Detona Iel Magal", que objetiva mais um troféu de Muso da Copa Paulo Francis para o atleta-dançarino (Magal é o atual Muso da CPF, tendo conquistado o título em 2009). "A nossa meta é convocar os mais de 100 milhões de fãs de Magal a aumentarem ainda mais esse número, para no dia da votação, garantirmos, pela segunda vez, essa conquista, que é das mais importantes da Copa Paulo Francis", declarou André Arraes, colega e empresário do jogador, que também está coordenando a campanha.

A campanha pode ainda estar no começo, mas, pelo jeito, a motivação é grande. Além do cartaz de lançamento e divulgação (figura ao lado), Arraes (que também guarda parentesco com a família do músico Alceu Valença), criou um jingle para a campanha, baseado no sucesso da Banda Lapada: Detona DJ Val. A música, inclusive, não só foi aprovada, como é cantada pela dupla que interpreta a versão original.

"Foi uma honra ter nossa música divulgada num evento tão importante como a Copa Paulo Francis, principalmente sendo da nossa cidade. Esse novo sucesso também vai contar para o crescimento do tecnomelody no nosso país. Valeu!", escreveu, por e-mail, Mary Campbell, cantora da banda, que está em Palmas (TO), onde tocou recentemente.

Abaixo, assista ao vídeo com o jingle. Um pouco mais abaixo, confira a letra. Mais informações sobre a campanha, você pode acompanhar aqui no Blog.


Para fazer o download da música, clique aqui Detona Iel Magal

(MULHER)
Detona Iel Magal,
Faz o V e vem votar (4x)

(MULHER)
Não preciso nem pedir mais uma chance
Porque neste lance, é Magal que vai vencer
Aquele sangue, fervilhante, delirante
Abalou toda a cidade, remexeu também a CPP

(HOMEM)
Tá provado, você pode confiar
Em toda trajetória de Iel Magal
Nunca negou uma cervejinha, é o calor das menininha
É só você sentir o cheiro pelo ar
Que eu juro você vai votar

E vai botar, (OS DOIS) e vai botar a Paulo para remexer
(HOMEM) O suingue de Magal vai comover
E vai botar, (OS DOIS) e vai botar a Paulo para remexer
Quero ver todo mundo fazer o V

(MULHER)
Faça o que fizer
O meu muso eu sei quem é
Iel Magal tem um mundo de sensações
É um mundo que estremece vibrações, que arrebenta corações

(HOMEM)
Tá provado, você pode confiar
Em toda trajetória de Iel Magal
Nunca negou uma cervejinha, é o calor das menininha
É só você sentir o cheiro pelo ar
Que eu juro você vai votar

E vai botar, (OS DOIS) e vai botar a Paulo para remexer
(HOMEM) O suingue de Magal vai comover
E vai botar, (OS DOIS) e vai botar a Paulo para remexer
Quero ver todo mundo fazer o V

CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 5 dias

domingo, 25 de abril de 2010

DOSSIÊ: Pré-temporada do RYU


O material que será apresentado a seguir foi fruto de intensa e, por vezes, indecorosa investigação. Honra pessoal, amizade, imagem pública; nada disso importa na incessante busca pela verdade. A presente reportagem representa, acima de tudo, o compromisso com o jornalismo pleno, leal, honrado.
 
Faltando pouco mais de uma semana para a abertura da Copa Paulo Francis, espera-se o clima de antecipação, a culminância dos meses de preparo físico, a concentração de jogadores e torcida, a reserva de caráter - tudo que contribua para o sucesso e a seriedade da festa para onde se voltam os olhos do mundo, uma vez ao ano, do Eyjafjallajökull ao Chuí. Correto? Caros leitores, é com muita tristeza que afirmo não ser assim. Longe disso. A equipe do blog publica agora, com exclusividade, exaustiva matéria sobre as atividades do time "brother Paulo Francis" de 2009, o RYU, no período que antecede a competição. Alcoolismo, orgias, envolvimento com travestis, alcoolismo novamente, uso de drogas, escolta pelo tráfico, alcoolismo... lamentáveis e numerosas são as práticas aqui relatadas.

O RYU nunca foi um time que marcou pelos resultados. Em duas edições da CPF, apenas uma vitória e um suado 4º lugar em 2009. No entanto, ficará para sempre lembrado nos anais da competição pela "festa de abertura mais bem realizada por calouros", em 2008, e pela alegria, companheirismo e amizade mostrados por jogadores e torcida. Festas, alegria, amizade - terão sido esses valores levados longe demais? A História mostra que sim.
 
Informação privilegiada enviada ao blog nos levou, no último dia 17, ao local onde seria realizada uma "festinha íntima" dos jogadores do RYU, fechada à imprensa. À imprensa, sim, mas não ao Blog Paulo Francis. Ao chegar no recinto, nosso enviado especial não pôde deixar de impressionar-se. O que via em nada era coerente com a preparação esperada por atletas às margens da mais importante competição futebolística mundial.

(A continuação deste post será [ou não] disponibilizada em algumas horas. O texto encontra-se sob análise do nosso departamento jurídico)

CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 6 dias

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Francis e Rambo: paixão revelada.



Boatos já havia, especulações não faltavam. Agora, no entanto, a equipe do blog da Copa Paulo Francis, com exclusividade, confirma a suspeita: Matheus "Rambo" Geleia Torreão, jogador do RYU, viveu, sim, um caso de paixão, e, por que não dizer?, amor, com o símbolo máximo do jornalismo brasileiro, eternizado em nome pela mais importante competição futebolística mundial, Paulo Francis, cujo verdadeiro nome era Franz Paul Trannin da Matta Heilborn.

O relacionamento dos dois era há muito conhecido. Pensava-se, contudo, que se tratava apenas de uma relação de pai para filho. De mentor. Tutor. Ah, mas como são tortuosos os caminhos do coração. Para haver amor basta a existência de dois corpos vivos, e nada mais viva que a relação de Francis e Torreão.

Nem a barreira da idade foi capaz de separá-los. Quando Matheus nasceu, Paulo já era um senhor de 71 anos. Quando Francis morreu, em 1997, Matheus havia acabado de sair da alfabetização. Mas não ousem chamar Francis de pedófilo. O amor era puro. Carnal, mas puro. Tão puro que nem a morte foi forte o bastante para interromper a relação do casal. Nos cinco anos seguintes a desencarnação, Matheus foi ter com o médium Chico Xavier.

Foram centenas e centenas de cartas de amor psicografadas, guardadas com carinho desde a morte do ilustre mineiro, em 2002. O blog da Copa teve acesso a alguns dos trechos mais marcantes.

"Não há quem não cometa erros e grandes homens cometem grandes erros."
"Há em mim um resíduo de Saltimbanco. Gosto de uma plateia, quero mantê-la cativa."
"Bebo para tornar as outras pessoas mais interessantes."
O romance foi mantido em segredo para o público. Mas com a seleção de Matheus para participar do programa Geleia do Rock, do canal Multishow (que por "coincidência" é da Globosat, mesma programadora do GNT, onde Francis esteve por muito tempo no ar no Manhattan Connection), nenhum aspecto da sua vida permanece privado.


CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 8 dias

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Copa Nelson Rodrigues estreia em 2010

"Eu acho o idiota da objetividade um fracasso. Isso num julgamento absoluto. O idiota da objetividade é também um cretino fundamental."

"Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é profissional. Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância."

Não precisamos falar muito de Nelson. Apenas lhe render uma homenagem.

Que a Copa Paulo Francis e a Copa Patrícia Poeta são um sucesso todos também sabem. Arquibancadas lotadas, jornalismo inteligente, futebol arte e cerveja gelada.

Atendendo a sugestões, a novidade é que esse ano acontecerá simultaneamente, uma nova competição, uma competição irmã - a I Copa Nelson Rodrigues de Dominó, Cerveja e Conversa Fiada. Para todos que sempre lotam a Arena Paulo Francis é mais uma chance para a prática desportiva, embriaguez bem acompanhada e, claro,aquelas piadas e anedotas que só jornalistas sabem contar.

"Eu via meu pai e meus tios sentados, bebendo cachaça e golpeando violentamente uma mesa quadrangular com aqueles pedacinhos de madeira. Achava aquilo assustador." Esse depoimento foi dado por Plínio Antônio Evangelista, o famoso "Tônho do Lasquinê", que na década de 70 se tornou uma lenda em Piripá [interior da Bahia] por sua incrivel habilidade com as pedras de Dominó.

Quanto a Copa Nelson Rodrigues todos poderão participar: atletas; ex-atletas; amigos; familiares; professores; funcionários; cunhados e, até o pessoal dos cursos de Publicidade, RTV e Cinema que poderão deixar de lastimar não conseguir organizar uma competição própria. O próprio Reitor Amaro Lins disse está estusiasmado em participar.

Pra quem interessar o Torneio irá acontecer nos mesmos dias e horário da CPF e da CPP 2010, no Salão Nobre do Clube Líbano, área vip, com vista privilegiada para o campo onde estarão acontecendo os jogos de futebol masculino e feminino. Cada dupla deverá levar seu próprio dominó. Não serão permitidos dominós coloridos e/ou de plástico.

Para quem ainda não sabe, a Copa Paulo Francis começa no dia 1° de maio, às 17h, no Clube Líbano, no Pina.

CONTAGEM REGRESSIVA: Faltam 9 dias

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Contribua com o blog

Que o leitor não se assuste com o título do post. Não estamos pedindo contribuição financeira para manter o blog (por mais bem-vinda que esta fosse). O caso é outro: como foi anunciado em primeira mão no twitter da Copa Paulo Francis, ontem, a equipe do blog entrou na reta final da contagem regressiva para o início do torneio, que ocorre no dia 1° de maio.

A contagem será acompanhada diariamente por vídeos, ao estilo do último post (faltam X dias).

Existe material de arquivo para fazê-los, mas talvez não seja o suficiente. É aí então que entra a contribuição de vocês, leitores, que já fazem o blog ter quase 15 mil visitas.

Quem tiver alguma ideia para algum dos vídeos, envie-a ao e-mail da Copa (cpaulofrancis@gmail.com) ou comente neste post. A sugestão pode tratar desde o uso de alguma imagem específica até a história a ser contada no vídeo. Se alguém quiser enviar o vídeo pronto, sinta-se à vontade. É recomendável apenas que entre em contato antes, para ver se já não existe um "Faltam 8 dias" ou "Falta 1 dia". O vídeo de amanhã, por sinal, já está pronto, e será postado daqui a duas horas.

Aguardem.

CONTAGEM REGRESSIVA: 10 dias

terça-feira, 20 de abril de 2010

Muito além do Eyjafjallajökull


A vasta nuvem de fumaça e cinzas lançadas pelo vulcão Eyjafjallajökull*, localizado no sudeste da Islândia, segue encobrindo a Europa. Em seu rastro, o fechamento do espaço aéreo, o cancelamento de mais de 17 mil voos e um prejuízo de mais de R$ 2,5 bilhões somente às companhias aéreas, sem falar nos passageiros com passagens compradas, muitos dos quais ficaram presos nos terminais dos aeroportos.

Enquanto repórteres do mundo todo gastam tempo tentando aprender a pronunciar Eyjafjallajökull, o blog da Copa Paulo Francis foi a campo investigar o que há por trás dessa névoa toda. Afinal, a Islândia é um país em que a Copa Paulo Francis é muito respeitada.

Logo no primeiro dia na capital Reykjavík, um fato chamou atenção. Nas capas dos jornais, as manchetes do Eyjafjallajökull dividiam espaço com a segunda chamada em destaque: "Sem acordo para a transmissão da Copa Paulo Francis". "Como assim?", perguntou-se o assessor de imprensa da CPF, Diogo Madruga, enquanto virava as páginas do Morgunblaðið (o Jornal da Manhã, 97 anos de tradição) em busca da matéria.

"A despeito do apelo do povo islandês, a Icelandic National Broadcasting Service e a FIFA não chegaram a um acordo quanto quanto à aquisição dos direitos de transmissão da Copa Paulo Francis. A reunião realizada no último domingo em Zurique, com a presença de comitês dos últimos 15 países do mundo que ainda não acertaram a transmissão da Copa, foi um fracasso", dizia o jornal, na página 1 do caderno Vida Glacial.

Enquanto a cúpula diretiva da CPF começou os contatos com a FIFA para tratar da questão, antes desconhecida, a reportagem do Blog da Copa Paulo Francis resolveu ouvir o povo da Islândia. Aos poucos, foi sendo percebido que a frustração por não poder assistir aos jogos do PDF, do ETC e do BAU era imensa e comovente, mais espessa que a fumaça do vulcão da geleira da montanha da ilha. A grande descoberta não demoraria a chegar: os dois fatos estão correlacionados.

NO SEIO DA ERUPÇÃOImagem aérea da cratera do Eyjafjallajökull expelindo cinzas
AP Photo/Arnar Thorisson/Helicopter.is

Entende o Ásatrúarfélagið, religião neopagã da Islândia, que o homem e o meio ambiente têm de estar em perfeita harmonia, pois o estado de um reflete no do outro. Quando não estão, a mãe natureza pode materializar os sentimentos do homem. Na opinião de Hilmar Örn Hilmarsson, líder da religião, a erupção do Eyjafjallajökull depois de mais de um século pode estar ligada diretamente à insatisfação do povo islandês com o não-televisionamento da Copa Paulo Francis. "A erupção certamente começou nos corações e mentes. E o que mais vem afligindo o nosso povo é a falta dessa competição", disse o allsherjargoði — nome que recebem os líderes do Ásatrúarfélagið.

Observando nas ruas de Reykjavík a desolação da população, a tese parece fazer sentido. Ainda mais quando se vê uma jovem usando uma camisa do ETC, campeão da CPF em 2007. "Aquele foi o primeiro ano que eu assisti. Marcou-me muito", recorda Asdis Magnusdottir.

Perguntada sobre se tem visto algum tipo de protesto, ela afirma que sim. "Semana passada houve uma passeata. As pessoas queriam chamar atenção para o fato de que a televisão islandesa não vai transmitir os jogos da Copa Paulo Francis. Se 170 países poderão acompanhar, por que ficamos de fora?", questionou.

Ao lado da bela Asdis estava o seu namorado, o ex-jogador de futebol Andri Sigþórsson, que defendeu Bayern de Munique (ALE) e outros clubes europeus, tendo sete jogos pela seleção islandesa e dois gols. Sigþórsson, que teve a carreira abreviada por uma contusão no joelho em 2005, quando defendia o Molde (NOR), declarou que assistir à CPF seria de certa forma uma reparação. "A minha vida era jogar futebol. Hoje é ver o futebol da melhor qualidade. Não posso ir para o Brasil, por isso ficarei muito contente caso a TV transmita" disse o ex-atacante.

O casal fez a ponte para o contato com o fã clube da Copa Paulo Francis na Islândia, que está tentando promover um concerto em prol da transmissão da CPF para o mundo todo, e não apenas para os 170 países que já haviam confirmado a aquisição dos direitos de transmissão. Naturais da Islândia, a cantora Björk e a banda Sigur Rós foram convidados, e como a organização pretende um evento de alcance global estuda convidar o cantor americano Akon, de origem senegalesa, uma vez que o Senegal é um dos países que não firmaram acordo para a transmissão da copa.

Sabendo que a grande expectativa que paira sobre a Islândia é não a da dissipação da cortina de fumaça, mas a de comungar do espetáculo que é a Copa Paulo Francis, o comitê executivo do torneio promete se dedicar a tornar viável o desejo do povo da Islândia. Quem sabe assim o Eyjafjallajökull possa descansar, e a Europa, voltar ao normal.

*PS: Eyjafjallajökull quer dizer geleira da montanha da ilha.
» Aprenda a pronunciar Eyjafjallajökull

domingo, 18 de abril de 2010

Roxos do DPC se inspiram em tartarugas para desenvolver tática



Pouco ou nada se sabe sobre a grande incógnita da Copa Paulo Francis 2010, o DPC, equipe dos futuros jornalistas recém-ingressos na vida universitária. A reportagem do blog, como de costume, realizou trabalho investigativo apurado e teve acesso a imagens dos treinos secretos, realizados no início do mês, na Espanha. Os roxos trabalharam misturados aos jogadores da equipe alemã Sportfreunde Seligenstadt, que participavam de um torneio juvenil no país ibérico.

A jogada, considerada por especialistas uma variação covarde do Carrossel Holandês, foi denominada de tática do arrastão. Fontes internas, no entanto, externaram que, dentro do grupo, a jogada é conhecida como schildkrötentaktik (tática da tartaruga, em português) .

"Além da shildkröten temos outras táticas bastante inovadoras. A Copa Paulo Francis será a nossa prova de fogo", garantiu um dos jogadores, que não quis ser identificado por medo de represálias do técnico.

A comunidade jornal-futebolística do Recife tem até o dia 1° de maio para imaginar as outras peripécias tramadas pelos calouros. Faltam 13 dias. Os nervos estão à flor da pele.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A preferência global

Diretor da Central Globo de esportes, João Pedro Paes Leme acumula grande experiência com o telejornalismo esportivo. Na TV Globo desde 1996, participou da cobertura de quatro Olimpíadas, duas Copas do Mundo de futebol, duas Olimpíadas de Inverno e quatro Jogos Pan-Americanos — sem falar nas sete temporadas de Fórmula 1, duas Copas do Mundo de vôlei, Mundiais de natação, judô e ginástica. De quebra, foi correspondente internacional da TV Globo em Londres (1999-2000) e Paris (2005-2006).

Mesmo com tanta vivência nos esportes, João Pedro segue encontrando ânimo e descobrindo paixões nessa área. A mais nova é a Copa Paulo Francis, o maior espetáculo esportivo da Terra.

Aproveitando a passagem pelo Recife para ministrar a palestra Esporte na era digital, na UFPE, João Pedro Paes Leme revelou o time por que vai torcer na CPF.

Confira:

Para quem não assistiu:
"Vou torcer pelo BAU, claro. Vai arrebentar", declarou João Pedro.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Tabela da Copa Paulo Francis 2010

da Assessoria de Imprensa CPF

Os apostadores do Bwin e do Sporting BET já estavam indo à loucura, as bolsas de valores do mundo todo flutuavam em uma instabilidade absurda, a Panini parecia ter perdido as esperanças para o álbum de figurinhas deste ano, mas para a felicidade de todos os colecionadores e apostadores de todo o mundo; para a salvação dos bolões das empresas e dos salários dos matemáticos das emissoras, finalmente ficou pronta a Tabela da CPF 2010.

Como de costume, os jogos dos calouros (representados neste ano pelo time do DPC), abrirão quatro das seis rodadas do campeonato. O primeiro jogo da copa se realizará entre o já campeão ETC, que participa de sua última edição na CPF, e os estreantes do DPC. Daí por diante, só emoções, a cada jogo, com a quinta e decisiva rodada tendo o tão esperado Jogo dos Veteranos (entre ETC e BAU), e a re-edição da final do ano passado, com o RUN enfrentando o atual campeão PDF. Deleitem-se, apostem, e entrem no clima para a copa. Faltam 17 dias.

Tabela CPF 2010

1ª rodada.....2ª rodada.....3ª rodada.....4ª rodada.....5ª rodada
DPC x ETC.....DPC x PDF.....DPC x BAU.....DPC x RUN.....DPC x RYU
PDF x RYU.....BAU x RYU.....RYU x RUN.....BAU x PDF.....PDF x RUN
BAU x RUN.....ETC x RUN.....ETC x PDF.....ETC x RYU.....ETC x BAU


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Prestação de Contas

http://www.botucatu.sp.gov.br/news/admin/contas1.jpgA Copa Paulo Francis vem lembrar às equipes que a arrecadação de seus débitos deve ser feita com urgência. A quantia a ser paga pelos times masculinos é de R$112, enquanto as equipes femininas devem pagar R$34. O time que não honrar com seus compromissos fiscais corre o risco de não entrar em campo no dia da estreia da competição. Os pagamentos da CPF devem ser feitos para o secretário de Finanças e forte candidato ao Ministério da Fazenda, Rafael Magal, do 3º período. Os pagamentos da Copa Patrícia Poeta podem ser feitos à presidente da competição, Julia Arraes, do 5º período.

FESTA DE ABERTURA -  Os calouros devem informar, desde já, ao secretário de Eventos Especiais, Eduardo Cazuza Rios, do 7º  período, o local onde será realizada o evento. O secretário pretende trabalhar na divulgação do evento com uma semana de antecedência. 

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dissidente cubano pretende assistir a jogos da CPF

HAVANA - O jornalista e dissidente cubano Guilhermo Fariñas, em greve de fome há 42 dias contra o regime dos irmãos Castro, declarou na manhã desta terça-feira que deseja assistir aos jogos da Copa Paulo Francis, caso consiga ser libertado do cárcere em que vive desde 2003. A declaração, realizada em entrevista exclusiva ao blog da CPF, em Havana, causou grande repercussão na comunidade internacional, que pretende se mobilizar para a libertação do preso de consciência cubano.
http://www.miscelaneasdecuba.net/media/GuillermoFari%C3%B1as21mayo06/Fari%C3%B1as31enero062.jpgFariñas não afirmou para qual dos times torcerá, mas deixou claro que não será pelo ETC, equipe que, segundo ele, mantém “relações de intimidade, cumplicidade e promiscuidade com o governo cubano”. O jornalista não descartou uma nova greve de fome caso a equipe comunista se sagre bicampeã, em 2010.

O presidente cubano Raúl Castro reagiu com virulência às novas declarações do preso de consciência, afirmando – mais uma vez – que não cederá ao que ele classificou de chantagens da comunidade internacional, lideradas, segundo ele, pelos Estados Unidos. “Essa tal Copa Paulo Francis é uma nítida articulação do imperialismo norte-americano com o fim de macular a nossa revolução”, desafiou. Com a polêmica, Fidel Castro teria ligado para Luis Henrique, atacante do ETC – notabilizado por sua solidariedade ao regime castrista – para saber um pouco mais sobre a competição que colocou Havana em cheque. Ao longo de mais de 2h de conversa, os dois teriam chegado ao denominador comum: libertar Fariñas e, em seguida, assassiná-lo no vestiário do ETC, “como prova de que o socialismo está mais forte do que nunca” – ouviu-se, em escuta instalada pela CIA na linha telefônica de Luis Henrique.

Após enviar uma carta ao presidente Lula pedindo que o estadista brasileiro utilizasse de seu prestígio junto ao governo cubano para intervir nas violações de direitos humanos na ilha, os presos de consciência jogam sua última cartada na Copa Paulo Francis. Um grupo de prisioneiros enviou um novo documento a Lula, em que apelam para poder assistir pelo menos à final da “prestigiada competição”. Fontes ligadas ao planalto afirmam que Lula teria ficado sensibilizado com o pedido. “Nunca antes na história desse país...”. Emocionado, Lula não completara a frase.

A declaração do dissidente cubano sobre a Copa Paulo Francis provocou uma onda de manifestações solidárias em todo o mundo. Diante da comoção, outros presos políticos já estudam a possibilidade de se manifestar publicamente revelando seus times do coração da Copa Paulo Francis. Alguns dos prisioneiros, encarcerados sob a alegação haverem falhado na organização de uma festa do Partido Comunista Cubano foram imediatamente ligados ao RUN pela imprensa internacional.