domingo, 28 de abril de 2013

Regulamento CPF e CPP + Pelada dos Agregados

Você já sabe onde será e quanto terá de pagar (e vai pagar). Agora é hora de ficar atento ao regulamento da competição. Qualquer dúvida, não pergunte, invente, seja combativo, tenha iniciativa.  Neste post você saberá critérios de desempate, dados da melhor campanha e regras básicas da competição.
Mais abaixo, os dados da pelada dos agregados, que retorna à Paulo Francis.

Número de jogadores - 4 na linha e 1 no gol.

Tempo de duração dos jogos - Os jogos da CPF terão tempos de 12 minutos, com intervalo de 5 minutos. Para cada jogo, haverá 10 minutos de tolerância/aquecimento para que as equipes apresentem pelo menos 5 atletas (4 na linha e 1 no gol) antes do início do jogo. A equipe que não atingir o número mínimo de atletas, perderá por W.O. No caso de W.O., o placar fica 2X0.

Os jogos da CPP terão 10 minutos por tempo, com intervalo de 5 minutos.

Cobranças de escanteios e laterais - As reposições de bola poderão ser feitas com os pés e com as mãos. No segundo caso, deverão ser feitas de acordo com a regra do futebol. Mãos atrás da cabeça e pés atrás da linha. O não cumprimento acarretará reversão de bola.

Cobranças de falta – As cobranças de falta também obedecem à regra do futebol de campo. As bolas deverão ser repostas com tiro livre direto, exceto em casos de mão na bola ou de jogo perigoso (pé alto e solada). Nesses casos, a bola é reposta com tiro livre indireto – dois toques na bola.

Expulsões - O atleta que for expulso será excluído até o fim da partida, podendo regressar à equipe apenas no jogo seguinte. Porém, após seis minutos, outro jogador tem direito de entrar no lugar do expulso.

Recuo – A bola poderá ser recuada por um jogador de linha para as mãos do goleiro de sua equipe apenas uma vez por lance. A equipe que tiver a bola recuada mais de uma vez para as mãos do goleiro em um só lance terá contra si um tiro livre indireto.

Árbitros – Como nos anos anteriores, os árbitros e auxiliares das partidas serão jogadores ou ex-jogadores da Copa Paulo Francis. Nenhum calouro poderá arbitrar.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO: Será um campeonato de pontos corridos, como todos estão acostumados. No final de cada jogo, fica assim a pontuação:

Vitória
3
Empate
1
Derrota
0

Quando todos os times tiverem se confrontado uma vez, o primeiro e o segundo lugares vão ao confronto final e o terceiro e quarto lugares tentam uma chance no terceiro lugar do pódio. Em caso de empate em pontos na primeira fase, eis os critérios de desempate:

Vitória
Saldo de gols
Gols-pró
Gols-contra
Confronto direto


Lembrando que, passando para essa segunda fase, todo o histórico é apagado. No caso do placar terminar igual, inicia-se uma disputa por pênaltis. São 3 cobranças. Caso haja empate ao final dessas cobranças, é escolhido um jogador de cada equipe para bater de forma alternada. Essa situação persiste até que uma das equipes tenha vantagem sobre a outra e ambas já tenham batido o mesmo número de pênaltis.


PELADA DOS AGREGADOS

Como em nossa última rodada teremos menos jogos que nas anteriores, a disputa dos agregados retornará. Você namora algum participante da CPF/CPP, é pai/mãe/amigo/avó/amigo/empresário e tem vontade de destinar finesse na Setúbal Creation Arena? The time is now. Antes das finais do dia 13 de julho, haverá pelada dos agregados: uma masculina e uma feminina. Se não houver participantes suficientes para as duas, será uma disputa mesclada com cuecas e calcinhas. 

Portanto, aquele seu amigo que fica peruando antes e depois dos jogos... Hora de colocar o/a perronha para jogar.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cinema Paulo Francis 2013

Já pensou se ao invés de Jornalismo a Copa Paulo Francis fosse invenção do pessoal de Cinema? Não ficaria muito difícil adivinhar qual filme inspiraria cada time... ficaria?

MBP em:

PCF em:



FDM em:

DPC em:

RUN em:

RYU em:

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fauna da CPF, nº 1.

Argumento: Roberto Migalha Arte: Uderzo Satrapi


 Os personagens recorrentes da copa, primeira edição!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Coletiva de Imprensa + Campo, Data e Hora

Para você que se perguntava sobre o futuro da Paulo Francis/Patrícia Poeta, este texto tem por objetivo responder suas dúvidas. Depois de empossada e trabalhando nos bastidores, a nova equipe se apresenta na entrevista coletiva abaixo e responde as principais dúvidas da imprensa. Mostrando descontração, mas segurança nas respostas, os regentes do evento falaram sobre fofocas, golpes de estados, falsas despedidas e, claro, o campo de jogo. 




Tendo a equipe sendo exposta, você pode notar o calendário já presente à direita do Blog. E nunca é demais lembrar. A Paulo Francis/Patrícia Poeta começa dia 1º de junho, sábado, às 16h. Segue todos os sábados até parar no dia 22, em virtude do desejo inveterado do presidente de beber - e por causa do São João. Depois retorna dia 29, seguindo normalmente e revelando seus campeões no dia 13 de julho. O campo, o Setubal Paladium Centre - ou qualquer coisa assim - será o palco da pelota. 

ENDEREÇO: Academia do Gol - Guga Soccer. Av. 20 de Janeiro, 500a. Setúbal (Boa Viagem). Fica 10 minutos depois da Rua Sá e Souza, perto do Colégio Dourado.



ÔNIBUS QUE PODE-SE PEGAR. Partindo do Derby, Setúbal (Cde. Boa Vista) (032); Setúbal (Príncipe) (039); Aeroporto Tacaruna (Via Derby) (043); Aeroporto (Complementar) (042). Todos estes param a menos de 2m da entrada do tapete verde. Vindo do Aeroporto, qualquer ônibus que passe em frente ao terminal do metrô. Pegue à direita e siga em frente, sairá no campo. 

HORÁRIO: 16h às 19h. É FUNDAMENTAL a chegada no horário para ninguém ser sacrificado.

CONTABILIDADE: O campo ficou orçado em 300 reais para cada sala. É um preço menor do que o praticado em 2012, e teremos uma boa estrutura disponível. Como estamos entrando no período de férias, é importante que os times arrecadem este valor durante este mês e, na semana de 20 de maio, retorno às aulas, estejam com o valor em mãos para pagarmos o campo de forma adiantada. O ideal é que cada sala tenha um representante, que arrecade e dê o dinheiro preferencialmente a Márlon Diego (Secretário de Finanças) , ou a qualquer pessoa da Organização. Durante o mês a organização fará cobranças periódicas.

FESTA: É sempre bom lembrar a ordem dos festejos. Os bidus do MBP abrem as festanças, seguidos dos bostas do PCF. Depois, o FDM, DPC, RUN e Festa Final. 

As informações principais estão aí. Ainda nesta semana você saberá qual o regulamento da competição que pode lhe levar ao olimpo ou ao tártaro do esquecimento. Aqueça, beba, ressaque. A CPF está vindo. 


sábado, 13 de abril de 2013

Atual campeã afirma: "em 2013 não terá para ninguém de novo"

Em entrevista exclusiva, realizada nos estúdios do Globo Esporte, no Recife, a melhor jogadora da Copa Patrícia Poeta de 2012 afirma categoricamente que as atuais campeãs irão conquistar o bicampeonato. Arrogância? Profecia? O tempo de ratificar ou quebrar a cara está chegando.


sábado, 6 de abril de 2013

FDM: Nos bastidores do título

  


 Um time inspirado nas forças do divino. Um time campeão invicto da CPF. O time dos Filhos De Maria  veio pra CPF 2012 com gosto de gás. Lembro bem de ter ouvido nos bastidores da copa, ainda em 2011, alguns jogadores do time rosa dizendo "Esse ano a gente veio só pra entender qual é a da copa,mas ano que vem o título é nosso". Dito e feito.

Ganhamos um atacante de peso, um goleiro paredão e uma zaga confiante. Era só isso que faltava. O FDM foi campeão com 100% de aproveitamento (não incluo aqui os dados do jogo amistoso conta o time dos veteranos). Deixamos de lado o ditado "devagar com o andor que o santo é de barro" e fomos à luta.

Em 2012 teve Dine provocando Magal e chamando ele pra dançar o "Tchu Tcha" (oi?), teve Júlio Banheira sendo artilheiro do time e teve PP..P arrasando e causando no ataque fdmiano. Em 2013 os meninos (já fiquei sabendo que mandaram bordar a estrela de campeão na camisa), prometem repetir o feito e conquistar o bicampeonato da Copa Paulo Francis, se Deus quiser! hahahaha

Um beijo cor de rosa e até a copa!


Texto e vídeo:  Thaís vice-presidenta Lima 
Edição de imagem: Débora Beeb Paredão

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Estreia em tons de azul



Tá, a gente não sabe mesmo o que esperar da Copa Paulo Francis. Esse é o sentimento coletivo da nossa turma ao nos depararmos com a euforia e o bullying gratuito porém comum dos veteranos com relação à copa. Depois de dadas as devidas explicações sobre o que é a tão considerada sagrada, imutável e imaculada CPF (que aparentemente possui tantos valores que torna impossível a adição de uns joguinhos saudáveis de vôlei) ficamos eufóricos também. Lógico que boa parte dessa animação foi provocada por sentimento de vingança e desejo de chutar canelas veteranas para responder as devidas provocações em campo (♥ hahahahaha), mas também estamos curiosos para ver na prática do que se trata a copa.

O poder envolvido nas nossas canelas (sintam isso com intensidade) e habilidades futebolísticas (tá a gente libera um pouco do tom de dúvida nessa hora pra vocês terem como praticar bullying com a turma) está sintetizado nesse tom de azul meigo e suave que envolve nosso escudo, que é sim digno, honrável e ostentável, ok?! Temos até mascote, o Bidú(-zinho), que se faz materializar num belo bloquinho, figura representativa de nossa almejada profissão. Captaram o espírito do MBP? A gente tem até técnico profissional formado em Educação Física (espero que funcione), além de grandes promessas nos dois times (Deus ajude e Henrique nos treine). Alguns já foram indicados a troféus de Chiquelento, prêmios Oscar... Estamos bem ansiosos pra ver o espírito da coisa se materializar e entrarmos “em comunhão” com o restante dos nossos colegas. 

Sim, somos calouros. Sim, sabemos que não compreendemos (ainda) a importância da Copa Paulo Francis para os estudantes de jornalismo da Federal e só temos uma ideia teórica da competição, brodagem, festas e litros de cerveja que envolve a CPF. Porém, acho que termos nos organizado tão rápido no quesito sigla/cor/escudo serve como prova de que mal podemos esperar para fazer parte disso e compartilhar desse amor-louco-inabalável que vocês têm pela copa. Não sabemos o que esperar, pois estamos sendo movidos pela curiosidade e estimulados pela euforia de vocês, veteranos. Mas, como disse Nathallia numa postagem no grupo de jornalismo no Facebook, “já podem ir imprimindo nossa sigla na taça”, porque o MBP promete fazer bonito e não deixar barato em campo. 

Por: Dayw Vilar e Rebeca Montenegro